O deputado federal Geraldo Simões fez pronunciamento no Congresso Nacional destacando a aprovação, pelo Senado, do projeto de implantação da  Universidade Federal do Sul da Bahia – Ufesba. Com isso, o projeto segue para sanção da presidenta Dilma, o que deve ocorrer ainda no mês de maio. Simões destacou que  “a  Ufesba começou a ganhar corpo em 2002, quando eu era prefeito de Itabuna e solicitei ao Lula, na campanha presidencial, a implantação de uma universidade federal em Itabuna”.

Em 2004, chegou a se ventilar a implantação de um campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no município, mas o tema não prosperou. “Tão logo tomei conhecimento de que a presidenta Dilma Rousseff pretendia implantar uma universidade federal no Sul da Bahia, iniciei uma mobilização para que a universidade tivesse sede em Itabuna”, afirmou o parlamentar..

Quando ficou definido que a nova universidade teria unidades em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, Geraldo Simões articulou a  com a bancada baiana no Congresso Nacional e com o ex-presidente Lula e o governador Jaques Wagner para que Itabuna ficasse com a reitoria.

A partir dai a articulação passou a ser pela sua rápida aprovação no Congresso (Câmara e Senado)., o que ocorreu na quarta-feira. Concluímos  a tramitação do Projeto de Lei de criação da Ufesba, que  deve seguir imediatamente para  sanção presidencial”. Ele fez questão de destacar o empenho dos senadores baianos Walter Pinheiro, João Durval e Lídice da Mata

“O sonho dos habitantes de Itabuna e de milhares de estudantes do Sul da Bahia está se tornando realidade. Agora teremos nossa Universidade Federal, proporcionando melhores perspectivas de vida para os jovens, criando mais empregos e dinamizando a região”, finalizou Geraldo Simões.