Valdete Costa de Oliveira, líder de uma] quadrilha de estelionatários que vinha aplicando golpes em instituições financeiras de Salvador, foi presa, pela equipe da 6ª Delegacia Territorial (DT/Brotas), com os comparsas Elza Gomes Ferreira, Reginita Brito Rego, André Luís Karitas Freitas Silva e Jean Figueiredo Arraes Silva Rodrigues.

Esta semana, o grupo vinha tentando levantar um empréstimo no valor de R$ 200 mil, na Caixa Econômica Federal (CEF).

Uma denúncia anônima, encaminhada à unidade policial, indicava que Valdete, presa outras vezes pela mesma equipe, estaria envolvida num esquema de falsificação de documentos, cartões de crédito e contracheques, para levantar empréstimos e financiar veículos de modo fraudulento. Num imóvel ocupado pela quadrilha, no Residencial Vila dos Pássaros, no bairro do Imbuí, a polícia apreendeu farto material utilizado nos golpes.

Centenas de cédulas de identidade, CNHs, cartões de créditos, cheques e cédulas de identidade em branco, de vários estados, foram encontradas no local, além de impressoras, notebooks e uma máquina plastificadora de cartões. Só na carteira de Jean, os policiais encontraram 10 cartões de créditos, em nome de terceiros.

Outra parte do material, incluindo DUTs de vários veículos, maquinetas de cartão de crédito e cartões de lojas, estava no apartamento de Valdete, na Rua da Gratidão, em Piatã.

A quadrilha, cuja maior parte dos integrantes – Elza, Jean e André Luis – seria do estado de Goiás, tinha até contracheques em nome de Gelsi Teresinha Stoffel Andrade, funcionária do Ministério da Defesa, e de Maria Cirlenia Marques da Silva Alves, pensionista do Governo Distrito Federal, além de cédulas em branco da identidade funcional do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A falsária ligou para o celular do namorado André, quando a polícia estava no apartamento do restante da quadrilha no Imbuí, e, logo depois, foi presa no estacionamento de um supermercado, na Avenida Vasco da Gama. Com o grupo, autuado em flagrante por estelionato, a polícia apreendeu um veículo JAC J2, cor laranja, de placa PGJ-7004, com tarjeta de Recife, e um VW Spacefox, de placa PEM-00134, em nome de Jaciara da Silva Vidal.