
ILHEUS FESTEJA OS 100 ANOS DE JORGE
O Festival “Amar Amado”, iniciativa que está promovendo eventos culturais gratuitos em diversos pontos da cidade, tem vários eventos nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, quando o escritor Jorge Amado estaria completando 100 anos. O Festival, que vai até o próximo domingo (12) e inclui a realização de cursos, saraus, shows, palestras, peças teatrais e ciclos literários, é promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural (Fundaci), em parceria com a Maná Produções.
A programação desta sexta-feira (10) será aberta às 7 horas, na praça Dom Eduardo, com uma grande queima de fogos. Na sequência, por volta das 8 horas, na Catedral de São Sebastião, será celebrada uma Missa pelo Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli. No mesmo horário, no centro de convenções, reunindo diretores, coordenadores e professores do município, a Feira Literária “Ler Amado” promoverá um Dia de Mobilização pela Leitura e Educação. No período da tarde, por volta das 14 horas, no Palácio Monsenhor Teodolindo Ferreira, centro da cidade, o Poder Legislativo ilheense estará prestando uma homenagem ao escritor Jorge Amado.
Às 15 horas, no centro de convenções, durante a Feira Literária “Ler Amado”, Nadja Nunes estará realizando o lançamento dos livros “A Menina do Dente Mole” e “A Menina que tinha Medo do Vento”. Uma hora depois, outros dois eventos: “Um ator em busca de um texto”, no coreto montado na praça Pedro Matos (praça do Teatro), com José Delmo, e uma grande caminhada cultural, na avenida Soares Lopes. Por volta das 19 horas, no palco principal, show com “Mulheres em Domínio Público”.
Voltando para o centro de convenções, às 19h30min, durante a Feira Literária “Ler Amado”, acontecerá o lançamento dos livros “A neurociência e as emoções do ato de aprender: quem não sabe sorrir, dançar e brincar não deve ensinar”, de Iana Muniz, “A qualidade é na educação básica: uma proposta de gestão estratégica para o processo ensino e aprendizagem”, de Fabiana Kauark, e “Capitão Leôncio Paraguaçu”, de João Ferreira Mendes. Para às 21 horas, no TMI, a peça “O grande amor da minha vida” e, para às 22 horas, no palco principal montado ao lado da praça Dom Eduardo, show com Caetano Veloso.