A artista plástica Conceição Portela realiza de 20 a 30 de julho, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, a exposição Kakau, uma homenagem ao centenário de Jorge Amado. A abertura da exposição, às 19 horas de sexta-feira (20) terá a participação do cantor Jan Costa. A mostra, com 15 quadros em óleo sobre telas e mais de 100 peças de pintura em cerâmica,  tem como tema o livro Cacau, escrito em 1933, e considerada uma das principais obras do escritor, que denuncia a exploração dos trabalhadores pelos produtores nas lavouras que produziam um fruto que valia ouro.

Conceição Portela, que em 2011 apresentou a mostra Duendes do Cacau,  que mostra o lado folclórico das fazendas, através do imaginário popular dos trabalhadores, desta vez descobre o mundo desigual do cacau através da literatura de Jorge Amado. “Cada leitura de cacau provocada uma nova sensação, é um mergulho num mundo que Jorge traduziu como poucos”, afirma a artista plástica, Kakau, a exposição, transpõe para as telas toda a tensão e emoção  contidas no livro.

A exposição faz parte das comemorações do Centenário de Jorge Amado e tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus. Conceição Portela  tem convites para levar a exposição a Itabuna e outras cidades.