Cerca de 80% das escolas públicas estaduais voltaram a funcionar, de acordo com dados da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O movimento de retorno, que era visto apenas nos municípios do interior, também teve início em Salvador e região metropolitana. Das 1.411 escolas que integram a rede estadual de ensino em todo o estado, 1.126 unidades escolares já estão em funcionamento e demonstram que 780 mil estudantes estão tendo aula nas escolas púlicas baianas.

Segundo informações da Secretaria da Educação, a maioria das escolas da rede estadual já está cumprindo o calendário escolar aprovado pelos colegiados escolares (eleitos e com a participação das comunidades escolares) e referendado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

“Não existe hipótese de anulação do ano letivo. Algumas escolas sequer pararam suas atividades e em outras a paralisação ocorreu por um curto período de tempo. Todas estas já se encontram cumprindo o calendário de reposição de aulas e outras, inclusive, já fizeram a reposição durante o recesso junino”, afirma o secretário estadual da Educação Osvaldo Barreto.

Para as escolas que ainda permanecem paralisadas, a secretaria também garante o cumprimento do ano letivo. A orientação é que utilize os sábados deste ano e o mês de janeiro de 2013, e, se necessário, o mês de fevereiro para fazer a reposição de aulas.