A Universidade Federal do Sul da Bahia, com sede em Itabuna, terá um curso de Medicina. O anuncio foi feito pelo  Ministério da Educação, que  autorizou a expansão da oferta do ensino de medicina em todas as regiões do Brasil. A Bahia será contemplada também  com novos cursos nos municípios de Santo Antônio de Jesus (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Barreiras (Universidade Federal do Oeste da Bahia)  e Paulo Afonso (Universidade Federal do Vale do São Francisco). Serão ofertadas 260 novas vagas em instituições públicas e federais na Bahia, contemplando assim diversas regiões do Estado.

Em março deste ano, os senadores Pinheiro e Lídice da Mata (PSB-BA) estiveram reunidos com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, na oportunidade em que solicitaram a ampliação dos cursos de medicina na Bahia. “Nosso estado vem formando poucos profissionais de medicina, por conta da limitação de cursos já existentes,  e carece da oferta de cursos no interior, para uma distribuição mais razoável dos profissionais da área médica em todo o estado. Tivemos cinco novos grandes hospitais inaugurados desde o início da gestão do governador Jaques Wagner, e precisávamos ampliar a formação de quadros médicos”, destacou Pinheiro.

O deputado federal Geraldo Simões, que articulou com os parlamentares baianos a indicação de Itabuna como sede do campus da Ufesba, disse que “o curso de Medicina vai qualificar profissionais que contribuirão para melhorar o sistema de saúde na região”.

Em todo o Brasil, as universidades públicas federais e instituições particulares de educação superior vão oferecer mais 2.415 vagas. Para apoiar a expansão das vagas serão contratados 1.618 professores e 868 técnicos administrativos. Com 1,8 médicos para cada mil habitantes, o Brasil tem, proporcionalmente, pequeno número de profissionais nessa área, quando comparado a outros países da América Latina. A média de vizinhos como Argentina e Uruguai chega a 3,1 e a 3,7 médicos por mil habitantes, respectivamente.