A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio da Gerência Regional de Itabuna, levará 30 jovens apicultores dos municípios de Almadina, Coaraci e Ilhéus, para conhecer a produção de pólen apícola, no município de Canavieiras, no Sul da Bahia. O intercâmbio técnico acontece, nesta quinta-feira (03), com saída do município de Coaraci.

Os jovens são filhos de agricultores familiares inseridos na apicultura através do Projeto “Trilha Juventude no Campo”, executado pela EBDA, em parceria com a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e a Agência para Promoção do Desenvolvimento da Educação, Mobilização e Organização Sócio-ambiental (Prodema). O projeto conta ainda com o apoio da Associação dos Apicultores da Região Cacaueira (AARC).

O intercâmbio possibilitará aos jovens conhecer todo o processo de produção de pólen apícola, desde a retirada do produto nos apiários até o processamento final na Unidade de Pólen de Canavieiras. “O objetivo é que esse conhecimento adquirido seja colocado em prática e os jovens tenham mais um produto para geração de renda. O Projeto colabora para evitar o êxodo rural dos jovens filhos de agricultores, da região”, disse o gerente regional, Wagner Ayres.

A Unidade de Processamento de Pólen de Canavieiras é a primeira do Brasil. Administrada pela Cooperativa de Apicultores de Canavieiras (Coaper), ela tem capacidade para processar cerca de dois mil quilos do produto.

O município de Canavieiras é referência nacional no ramo de pólen, devido a alta qualidade do produto, já premiado várias vezes em nível nacional. Outra questão que contribuiu para esse destaque é o fato da produção ser realizada durante todo o ano, no município.