? A maior vitrine da avicultura e suinocultura do continente, o AveSui 2012, que reúne até quarta-feira (4), profissionais, criadores e empresários, no pavilhão amarelo do ExpoCenter Norte, em São Paulo, é considerado pelo governo baiano a porta de entrada para atrair investimentos para o setor. Caso os objetivos traçados pela Secretaria da Agricultura para alcançar a autossuficiência consigam ser efetivados, isto é, novas empresas se instalem ou os parques existentes sejam ampliados, nos próximos três anos, o Estado poderá dobrar o número de empregos nestas cadeias produtivas, entre diretos e indiretos.

De iniciativa do governo, através da Secretaria da Agricultura, o estande do maior produtor e exportador de grãos do Norte e Nordeste, irá divulgar, até quarta-feira (4), as oportunidades de negócios, o potencial em grãos, principalmente nas regiões Oeste e Nordeste do Estado, além de evidenciar os avanços na logística para escoamento da produção, inclusive ao longo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul.

Salles considera que, apesar dos progressos para estruturar as cadeias de aves e suínos, a exemplo da inauguração de uma grande empresa do setor avícola no Oeste baiano, podendo chegar a  2,5 mil empregos diretos; o lançamento de duas pequenas aviculturas na região de Feira de Santana, e a ampliação de uma grande empresa do setor também no ultimo ano, a Bahia só produzi 50% da carne de frango, 30% da carne de suínos e 30% dos ovos que a população do estado consome. “Ou seja, nós somos importadores de estados que pouco ou nenhum grão de milho e soja produzem”, disse.

Com a intenção de verticalizar as cadeias produtivas e gerar mais empregos, a Seagri vem se esforçando para trazer grandes eventos nacionais e internacionais. Depois de sediar, no ano passado, o Congresso Brasileiro de Suinocultura, é a vez da Bahia receber o maior evento da avicultura mundial, o XXIV World´s Poultry Congress (24º Congresso Mundial de Avicultura ? WPC), que acontece de 5 a 9 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador. O congresso deverá trazer a Salvador mais de quatro mil participantes de mais de 100 países, que terão a chance de conhecer in loco as oportunidades de investimentos.

Eduardo Salles disse que o governo irá pleitear também a realização do AveSui 2014. Para se ter uma ideia do potencial do encontro, tradicionalmente no Eixo Sul-Sudeste, na edição de 2011 foi movimentado cerca de R$ 400 milhões.

O secretário afirmou ainda que para a Bahia ser autossuficiente na produção de frango, suínos e ovos é necessário aliar difusão de tecnologia e atrair investimentos, buscando como meta a agroindustrialização. ? A coordenadora do AveSui Andrea Gessulli destacou a importância da feira, lembrando que a carne de frango é a principal proteína animal consumida pelo brasileiro e a carne suína, cada vez mais, ganha espaço no mercado interno e também no internacional. Ela ressaltou ainda que “a feira proporciona maior interação e amplia ainda mais as oportunidades de negócio e troca de informações entre produtores e expositores”, concluiu.