O secretario estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles viajou nesta segunda-feira (2) para São Paulo, onde participará da abertura da AveSui 2012, maior feira de aves e suínos da America Latina. Na capital paulista, Salles já tem agendadas reuniões com diversos executivos de grandes empresas do setor, visando atrair investimentos para o Estado, e também tentar trazer este evento para a Bahia em 2013, onde, este ano, já vai acontecer, em Salvador, o Congresso Mundial de Avicultura, com o apoio da secretaria. No ano passado, a Bahia sediou o Congresso Brasileiro de Suinocultura.

O governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, está presente na AveSui com um estande demonstrando a um público seleto e tomador de decisão as oportunidades de investimentos no Estado, inclusive ao longo da Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol). O evento, reconhecido como a vitrine da avicultura e suinocultura do continente, reúne profissionais, criadores e empresários do setor. Os presidentes das associações baiana de Avicultura e de Suinocultura também participam do evento, que começa nesta segunda-feira e prossegue até o dia 4.

A missão que Salles realizará em São Paulo tem grande importância para mudar a realidade e acelerar o desenvolvimento da avicultura e suinocultura do Estado. Ele explica que a Bahia produz anualmente, em média, 2,28 milhões de toneladas de milho e 3,63 milhões de toneladas de soja, insumos básicos para a produção de frangos e suínos, “mas não consegue transformar estes grãos em proteína animal”. O lógico, analisa o secretário, seria que o Estado suprisse sua população e exportasse carnes de frango e suínos e também ovos para outros estados e até outros países.