Ricardo Teixeira acaba de renunciar ao comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após 23 anos. Ele também deixa o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014. Tanto a CBF como o COL serão agora comandados pelo presidente em exercício da confederação, José Maria Marin, aquele que foi flagrado afanando uma medalha durante a final da Copa São Paulo de Futebol Junior.

Na carta divulgada pela CBF, Teixeira diz que deixa a entidade “definitivamente” e “com a sensação de dever cumprido”. Ainda na missiva, o dirigente afirma que vai cuidar da saúde e da família… E bem longe do Brasil. Exatamente em Miami (EUA). Teixeira chegou à presidência da CBF em 1989 no rastro de prestígio e poder do ex-genro João Havelange, dono de negócios milionários e ex-presidente da Fifa, a entidade máxima do futebol.

Acaba um ciclo que teve dois títulos mundiais (1994 e 2002) um vice-campeonato mundial (1998), e muitas denuncias de corrupção. Resta saber que o novo ciclo terá mais títulos e menos roubalheira, porque a Copa 2014 é um atrativo e tanto para a gatunagem