O governador Jaques Wagner apresentou sua mensagem durante a abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa da Bahia deste ano. O governador foi recepcionado pelo presidente da AL, Marcelo Nilo, após a formação da Guarda de Honra, juntamente com a Banda de Música da Polícia Militar.

 

“O ritual de hoje é a entrega do relatório de atividades do ano passado, todo o balanço daquilo que foi feito, e a minha mensagem. Conforme o prometido, estamos entregando o projeto de reajuste de 6,5%, linear e retroativo a janeiro, para todo o funcionalismo público, e também o projeto que coloca em lei aquilo que foi fruto das conversas e negociações a respeito da GAP IV e da GAP V para os policiais militares”, declarou Wagner logo que chegou à Assembleia.

 

O governador disse ter certeza de que os projetos serão votados o mais rápido possível. “Essa é a decisão do governo e agora só falta a chancela da Assembleia Legislativa. Eu tenho certeza que a Assembleia sabe que este é um esforço do Executivo e também tem interesse de que haja essa melhoria, portanto será uma tramitação bastante rápida”.

 

CONTINGENCIAMENTO

 

Wagner também afirmou que, este ano, deve haver um contingenciamento, como foi feito no ano passado e como está sendo feito pelo governo federal, em função de restrições estaduais e nacionais, resultado da crise econômica mundial. “Esse é um dos motivos de haver dificuldade para atender as demandas salariais, seja pelo conjunto do orçamento, seja pelo limite da lei de responsabilidade fiscal”.

 

O governador disse também  que ainda estão sendo feitos os estudos para este contingenciamento. “Está sendo feito o planejamento para fazermos como foi feito no ano passado. É melhor prevenir agora no começo, e até poder ter um pouco mais de folga ao final do ano, do que a gente deixar as coisas acontecerem e sermos surpreendidos por uma  carência do nosso orçamento”.

 

Segundo Wagner, “o ano ainda é uma interrogação. É assim no mundo inteiro, estão todos na expectativa, os Estados Unidos estão reagindo melhor, mas a Europa ainda passa por momentos muito difíceis. A Bahia é um estado exportador e qualquer queda nos mercados internacionais impacta diretamente na economia baiana”.