Uma grande programação está sendo elaborada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), para comemorar o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. O ponto alto das homenagens, que ocorrerá no período de 4 a 12 de agosto, será o Festival “Amar Amado”, evento que vai reunir muita música, cinema, literatura e dramaturgia. O projeto conceitual do centenário, que está sendo lembrado no Brasil e em várias partes do mundo, inclui ainda a revitalização do Quarteirão Jorge Amado e a restauração do Casarão Jorge Amado.

O prefeito Newton Lima recebeu, em seu gabinete, o neto do escritor, João Jorge Amado, que, recentemente, aceitou o convite da Fundação Cultural para elaborar a programação visual do centenário. Antes do encontro, acompanhado pelo presidente da Fundaci, Maurício Corso, e por membros de sua equipe de trabalho, João Jorge visitou alguns dos espaços que deverão ser utilizados pelo projeto. “Fico extremamente sensibilizado pelo carinho que esta cidade continua demonstrando com meu avô.

O centenário de nascimento de Jorge Amado será lembrado durante o Carnaval de Salvador, no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e, até, no Carnaval de Nice, na França. Mas, as homenagens prestadas por Ilhéus têm um significado especial”, afirmou. Segundo Maurício Corso, o Centenário Amado está sendo elaborado pela Fundaci, em parceria com a Família Amado e com a Maná Produções, empresa paulista responsável pela captação de recursos para a implementação de parte do projeto.

A proposta de revitalizar o Quarteirão Jorge Amado acontece dentro do “Revitalizar Amado”. Segundo o projeto, “com seu rico patrimônio histórico e cultural, marcado por casarões, igrejas, histórias e imagens retratadas na obra do autor, Ilhéus é conhecida como Terra de Jorge Amado, de Gabriela e dos Coronéis do Cacau”. Em função disso, segue o projeto, “turistas de várias partes do mundo desejam conhecer  os  lugares  que  inspiraram  Jorge  Amado  em  seus  romances”.