Os 30 alunos do Curso de Formação Jovem Empreendedor Rural estiveram, há uma semana, na Estação de Piscicultura, Unidade de Compostagem e Estação Experimental Arnaldo Medeiros da Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado da Bahia da Ceplac, no Km 22 da Rodovia BR-415 Jorge Amado, eixo Ilhéus – Itabuna. Na ocasião, o grupo participou de aulas de piscicultura, compostagem e beneficiamento de cacau, com visita aos laboratórios do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) e ao Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Euclides Teixeira Neto.

O programa Jovem Empreendedor Rural é desenvolvido pelo Centro de Extensão da Ceplac (Cenex) em parceria com o Sistema Faeb/Senar e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – Campus Uruçuca), tendo como objetivos potencializar a ação produtiva de jovens filhos agricultores familiares combinando ações de formação, assistência técnica e acesso ao crédito. Além disso, ampliar a compreensão sobre desenvolvimento rural sustentável, empreendedorismo, praticas agrícolas, cultura regional, políticas públicas para a agricultura familiar, organização e gestão social.

Segundo a extensionista da Ceplac Célia Watanabe, a metodologia está sendo desenvolvida em três etapas de 40 horas presenciais, totalizando 120 horas de aulas teóricas e práticas e mais 4 horas não-presenciais para levantamento de informações sobre a propriedade e sobre as atividades que cada um dos participantes deseja desenvolver na propriedade familiar. A metodologia do curso está baseada em exposições dialogadas, dinâmicas participativas, práticas de campo. Além da visita técnica à Sede Regional da Ceplac, os jovens farão uma excursão a uma área de sistema agroflorestal (SAF).