todos vestem essa camisa

Será realizado neste sábado (12) o Mutirão do Diabético de Itabuna, evento promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), que está incluido no calendário mundial da Federação Internacional do Diabetes. Na parte médica, que acontece no HOBR, serão realizados exames e avaliações no olho, pé e rim de portadores de diabetes, com os casos mais complexos encaminhados para tratamento, com avaliação renal feita pelo grupo da nefrologia executando exames bioquímicos (urina, creatinina, uréia, glicemia). Os pacientes com risco de cegueira são submetidos a tratamento da retina com fotocoagulação a laser no próprio hospital. A meta é atender cerca de duas mil pessoas.

 

Na Praça Rio Cachoeira, acontece a Feira Multidisciplinar de Saúde, que deve atender cerca de 10 mil pessoas, Serão instalados 25 estandes para a prestação de serviços  relacionados ao diabetes, como medida de glicemia, pressão arterial, nutrição, orientação endocrinológica, cardiológica, oficina do pé diabético, como usar a insulina, auto-monitorização, orientação física, terapia ocupacional e suporte psicológico, previdência social, orientação jurídica, odontológica, gestacional, urológica, e obesidade diabética. Também será  realizada a  Campanha Nacional de Detecção de Novos casos de Diabetes da FENAD (Federação Nacional das Entidades e Associações do Diabetes), com cerca de quatro mil exames de glicemia capilar.

 

Desde o início de novembro, está sendo realizada a campanha Itabuna Azul, com a iluminação de espaços e prédios públicos, pontes,  empresas, igrejas e residências. Entre esses locais estão as sedes do Lions e Rotary, Maçonarias, Hospital de Olhos Beira Rio, Torre da TV Cabrália / Record News, Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Fórum Rui Barbosa, Hotel Tarik, etc. Itabuna deve ser uma das cidades mais iluminadas do Brasil. “Com o apoio de toda a sociedade organizada, estamos realizando o maior evento de prevenção e tratamento de diabetes do país, o que é um motivo de orgulho para Itabuna”, afirma o Dr. Rafael Andrade, coordenador geral do Mutirão do Diabético.