enfim, amado Jorge!

Homenagens a Jorge Amado, que terá seu centenário de nascimento comemorado em 2012, marcaram a participação das escolas da rede estadual de ensino nos festejos do 7 de Setembro em Itabuna, terra natal do escritor. Caracterizados de gabrielas, coronéis, jagunços e trabalhadores rurais, estudantes reviveram personagens que marcam a obra literária de Jorge Amado. Também foram apresentados painéis e cartazes destacando as principais obras do escritor ambientadas no Sul da Bahia, como “Gabriela Cravo e Canela”, “Tocaia Grande”, “Mar Morto”, “Terras do Sem Fim”, “Menino Grapiuna”, que através de Jorge Amado, projetaram a Região Cacaueira em todo o mundo.

         Um imenso boneco de Jorge Amado desfilou pela avenida do Cinquentenário, chamando a atenção dos presentes, que no desfile puderam ter uma dimensão da grandiosidade da obra do escritor. “Tenho orgulho de saber que Jorge Amado nasceu em Itabuna e ele é merecedor de todas as homenagens, disse Tais Soledade, estudante do 2º. ano do ensino médio do Colégio Lourdes Veloso, que compôs a ala das gabrielas. Enio Gabriel, que cursa o 2º. Ano do ensino médio e integrou a ala dos coronéis “é preciso que os jovens conheçam a obra de Jorge Amado, porque ela representa a história da nossa região”. “Jorge Amado nasceu em Itabuna e é isso que devemos valorizar e admirar”, ressaltou Eliciane Nascimento, estudante do Centro de Educação Profissionalizante.  

 “Os itabunenses devem aprender a valorizar Jorge Amado por tudo o que ele representa para a cidade e para a região. Ele é eterno através de sua literatura”, disse a professora Marilucia Bandeira. A coordenadora da Direc 7, Miralva Moitinho, destacou que “procuramos envolver todas as escolas da rede estdaul nesse processo de resgate e de reconhecimento a Jorge Amado e é importante que desde o ensino básico os alunos tenham uma dimensão da obra de Jorge Amado para Itabuna e o Sul da Bahia”. Miralva ressaltou ainda que “através da leitura, do teatro e da música estamos promovendo uma ampla divulgação da literatura de Jorge Amado na rede pública de ensino”.

VEJA O ALBUM DE FOTOS