O deputado estadual Rosemberg Pinto destacou importância da instalação da Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia na cidade de Itabuna. Para o deputado, será uma “injeção de ânimo” para a região que vive a expectativa da retomada do desenvolvimento. O parlamentar fez incursões junto ao Governo Federal, juntamente com o deputado federal Geraldo Simões e o governador Jaques Wagner visando essa ação e hoje comemora o fato de a presidenta Dilma ter sido sensível à justa reivindicação.

Para o deputado, é a confirmação do compromisso da presidenta com a expansão do ensino superior e também com a descentralização do desenvolvimento. Junto com a Universidade Federal do Sul da Bahia foi anunciada também a criação da Universidade Federal do Oeste. As instituições vão contribuir para a capacitação da população, principalmente levando ensino de qualidade para o interior baiano.

Rosemberg acredita que o Sul do Estado vai vivenciar um novo ciclo de desenvolvimento, incrementado ainda pela construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste. “Um ponto importante é a recuperação da lavoura cacaueira. O Sul baiano vive uma expectativa bastante positiva”. A Universidade Federal do Sul da Bahia terá sede em Itabuna e campi em  Teixeira de Freitas e Porto Seguro.