Através do requerimento de  autoria do  Vereador Kaique Souza e aprovado por unanimidade pela Câmara Municpal de Ilhéu, foi solicitada  a implantação das cirurgias em crianças recém nascidas Lábio Leporino na unidade Hospitalar Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio em Ilhéus.  De acordo o Vereador Kaique Souza esta solicitação com vista a atender o interesse a coletividade, e  requereu  também, que fosse encaminhado a mesma  para Secretaria Estadual de Saúde, Secretário Municipal de Saúde e aos Deputados Federais, Jorge Solla e Lídice da Mata e a Deputada Estadual Soane Galvão.

Kaique Souza destaca que “sabedores que somos do grande índice de crianças que nascem com essa deformidade, e, a cirurgia só pode ser realizada em Salvador ou Feira de Santana, causando grande transtorno aos municípios aos quais essa maternidade atende. Isto sem contar o grande ônus que ocasiona aumento do custo para o sistema único de saúde (SUS), com translado hospedagem alimentação, a não realização dessa cirurgia de forma emergencial causará infecções nos ouvidos, perda de audição, deformidades nos dentes dentre outras, enfatizou o vereador.

Para Kaique Souza,”com esta medida, por certo, estaremos dando condições ao paciente acometido por essa deformidade e seus familiares que tem que o acompanhar, na sua maioria carente, a condição humana, e esta medida humana é necessária para uma vida saudável. ressalte se que a alusiva maternidade possui condições técnicas e estrutural para realização deste pleito”.