O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), vai receber uma caravana de Ibicuí para doação de sangue na sexta-feira, 25. Há quase cinco anos, o município mobiliza grupos de moradores para o ato solidário.

A ação vai acontecer no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, na Rua Antônio Muniz, Pontalzinho, a partir das 8 horas, e celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

No Hospital de Base funciona uma agência transfusional, unidade hemoterápica responsável por armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores da unidade hospitalar que recebe pacientes de Itabuna e municípios vizinhos.

De acordo com a coordenadora do Setor, Maria de Fátima Nicácio, a agência atende pacientes internados nos serviços de urgência e emergência, portadores de anemia falciforme, oncológicos, com traumas por armas brancas e de fogo, acidentes ou que precisam realizar procedimentos cirúrgicos e necessitam de transfusão de sangue.

“Em média são realizadas cerca de 360 transfusões de sangue por mês e quase sempre estamos com o estoque baixo. Para atender a essa demanda, seriam necessárias 400 bolsas de sangue mensais”, frisa.

Como forma de incentivar as pessoas a doarem sangue, o Hospital de Base realiza a captação de reposição solicitando ao paciente ou algum familiar que seja feita a doação de sangue para reposição da bolsa que ele vai utilizar.

“Além disso, a unidade sempre realiza palestras de sensibilização com os acompanhantes de pacientes sobre a importância de ser um doador de sangue. Contudo, esclarecemos que o paciente não deixa de ser atendido com a transfusão, mesmo que não consiga doar sangue”, comenta Fátima.

Além da caravana de Ibicuí, outros grupos também ajudam o Hospital de Base a manter o estoque em dia, como a caravana de Santa Cruz da Vitória, que fez doação de sangue no mês de outubro.

“Contamos também com o apoio do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP) e o ‘Pedal dos Peixes’, um grupo solidário de pedal da cidade nessa ação”, comenta o enfermeiro Hudson Santos, responsável pelo serviço de captação no hospital.

Para doar sangue para o Hospital de Base, basta que o voluntário se dirija ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e informe o código 07. “Doar sangue é um ato de solidariedade. Junte-se a esta causa e salve vidas”, este é o slogan da campanha.