FOTOS MARCOS SOUSA (4)

O I Encontro de Empreendedores do Sul da Bahia, realizado nesta terça-feira, 5, no teatro Candinha Dórea, foi marcado pela participação de profissionais que venceram os desafios e hoje são empreendedores de sucesso. A inovação dos negócios e a sua inserção no ambiente digital também foram temáticas abordadas no painel das agências digitais, e que, segundo os especialistas, garantem a permanência no mercado.

FOTOS MARCOS SOUSA (2)A mentalidade empreendedora e suas características foram amplamente debatidas no encontro. O diretor da UniFTC, Kaminsky Melo atua há 40 anos no ramo da educação e destacou o empreendedorismo e suas diversas características. “Espírito empreendedor todos nós temos, mas se tornar um empreendedor é outro processo, que depende de culturas regionais, estaduais e nacionais e até a própria cultura pessoal”, explicou.

A contadora e ex-delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Viviane Fernandes, contou que foi contratada pela empresa Ômega Contabilidade em 2007 como recepcionista. Em 2014 surgiu a oportunidade de ser sócia da empresa, da qual conseguiu aumentar em 60% o faturamento no mesmo ano. “Para empreender não podemos colocar limites. Os desafios são muitos, mas precisamos ter coragem para vencer”, declarou.

À frente do Hotel Resort Canabrava, o executivo Rafael Espírito Santo, contou que investiu na gestão e na qualidade do próprio negócio, apostou na inovação para se manter no mercado. “Hoje, o Canabrava é eleito um dos melhores resorts ALL inclusive do Brasil, com o índice de satisfação anual de 91% de acordo com a plataforma monitoramento de reputação online”, ressaltou.

Viviane Fernandes FOTOS MARCOS SOUSA (6)

O evento também contou com a participação do empresário Leandro Cardoso, natural de Itabuna e que fundou a Império das Milhas em 2019, e no ano seguinte, a Império das Passagens. Empreendedor desde os 13 anos de idade, o jovem aproveitou os insights que teve ao longo da sua caminhada, e, “passou de distribuidor de cartão telefônico, para um viajante profissional”, declarou.

A gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo coordenou o painel das agências digitais e ressaltou que os micros e pequenos negócios representam 99% dos empregos no Brasil e mais de 60% dos empregos formais. Alinhado a isso, os especialistas em ambiente digital destacaram a necessidade desses negócios estarem inseridos no ambiente digital, mas envolvendo a mudança de postura da própria empresa, com o envolvimento dos seus colaboradores e clientes.

Realização

O evento foi realizado pela FOTOS MARCOS SOUSA (2), com o apoio do Sebrae. Segundo o presidente da ACI, Mauro Ribeiro, o encontro vai servir de inspiração para os empreendedores. “Aprender com os cases de sucesso para que possamos inspirar novos empreendedores e avançar a nossa economia, já que o Sul da Bahia é uma região empreendedora”, destacou Mauro.

O presidente da CDL, Carlos Leahy falou da iniciativa da ACI de fomentar o empreendedorismo em Itabuna. Despertar o interesse para empreender, para iniciar o processo do empreendedorismo, para que as pessoas venham empreender. Rodrigo Leite, presidente da CDL de Coaraci, falou da força das cidades pequenas. “Se todas as CDLs se unirem, o comércio ganha força e a região também. Juntos, podemos ser bem mais fortes”.