hanna thame fisioterapia animal
camara municipal itabuna camara municipal itabuna prefeitura itabuna coronavirus 155 bom petiscos livros do thame

Uruçuca recebe ações para readequação da feira

feira lO município de Uruçuca, no Território Litoral Sul, recebe, neste sábado (04), a primeira ação da Campanha Viva a Feira, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que contará com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB).

A parceria tem o intuito de fortalecer a Campanha Viva a Feira. Lançada pelo Governo do Estado, por meio da SDR, com apoio da Secretaria de Planejamento (Seplan), a Viva a Feira tem o objetivo de apoiar os municípios a adequarem as feiras livres, feiras orgânicas, feiras agroecológicas e mercados municipais às normas de saúde recomendadas para o enfrentamento à Covid-19.

Estão sendo investidos R$ 6 milhões pela SDR, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na distribuição de barracas de feira e kits feirante, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto, que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres. A meta é que 200 municípios baianos sejam contemplados.

De acordo com o titular da SDR, Josias Gomes, a campanha Viva a Feira se juntou com a Feira segura, proposta semelhante da Faeb para a pós-pandemia, visando a reabertura das feiras com os protocolos de saúde estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab): “É o início de uma parceria importante para o nosso propósito de auxiliar as prefeituras e feirantes dando segurança sanitária para os consumidores e para os feirantes”.

A FAEB, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vai realizar a formação e o treinamento para uso adequado dos equipamentos por parte dos feirantes, para que a comercialização dos produtos seja realizada de forma correta, obedecendo a todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Inicialmente, as ações da campanha Viva a Feira serão focadas nos municípios baianos com maior índice de contaminação pela Covid-19.

O presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, afirmou que a parceria com a SDR vai multiplicar a atuação: “Estamos extremamente felizes em poder continuar ajudando os agricultores do estado, com nossas equipes técnicas do Sistema FAEB/SENAR, a vender seus produtos com feiras seguras, obedecendo a todas as recomendações da OMS”.

Em Uruçuca, serão entregues 60 barracas de feira livre, 200 frascos de álcool gel e 7 mil máscaras de tecido em TNT, além da realização das palestras para os feirantes do município.

A execução da campanha Viva a Feira ocorrerá por meio da adesão do município e, em contrapartida, as prefeituras municipais e os feirantes adotarão medidas como localização ou remanejamento do espaço físico da feira para local arejado e limpo, disposição das barracas com distância mínima de três metros entre elas, ordenação do público de forma a não haver aglomeração e disponibilização de pias com água encanada e sabão dentro do ambiente da feira.

Para o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, esta é uma ação de extrema importância para levar segurança às pessoas que precisam frequentar as feiras, seja para vender seus produtos, seja para a aquisição do alimento para suas famílias: “Vale destacar que as feiras funcionam como um verdadeiro desaguadouro da produção agrícola, fortalecendo a economia local e gerando renda”.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
julho 2020
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031