unitodosEm uma transmissão ao vivo que acontecerá nesta segunda-feira (18), às 19 horas, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) dá início ao projeto Universidade Para Todos, curso pré-universitário gratuito para estudantes de escolas públicas. O curso é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Educação (SEE) em parceria com as universidades estaduais. Nos municípios, o projeto conta ainda com as parcerias com as secretarias municipais de Educação, especialmente na alocação de espaços (escolas) para que as aulas possam acontecer.

Na aula inaugural, o reitor da UESC, professor Alessandro Fernandes de Santana, irá explanar o tema “Educação e economia: os desafios da pandemia”. A transmissão irá acontecer através do instagram oficial da universidade (@uesc.oficial), às 19h.

No Sul da Bahia, o Universidade Para Todos chega às diversas cidades da região, contribuindo para uma formação crítica, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros meios de ingresso em universidades da Bahia e do Brasil. Com a pandemia de COVID-19, o projeto dá o seu passo inicial com a aula inaugural de hoje e com a proposta de fortalecer o vínculo com os estudantes em torno dos estudos em casa. A transmissão de hoje tem os estudantes como público-alvo, mas pode ser acompanhada por professores, profissionais e entusiastas do ingresso ao ensino superior.

Para a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, “essa é uma aula que todos devem assistir, independentemente de serem alunos do Universidade Para Todos. Então, eu convido professores, alunos da Rede Municipal de Ensino, especialmente aqueles que estão no último ano do Ensino Fundamental, estão indo para o Ensino Médio, coordenadores, para assistirem a essa aula do professor Alessandro Fernandes. Eu tenho certeza que será um daqueles momentos como poucos em que será possível ir direto na fonte por informações claras e precisas sobre esse momento tão singular que estamos enfrentando”, disse.