WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

setembro 2019
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


Cônsul-geral de Cuba convida Nelson Leal para os 500 anos de Havana

cuba alba (2)

A cônsul-geral de Cuba para o Nordeste, Milena Caridad Zaldivar Piedra, propôs hoje ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, a formação de uma comitiva de deputados da Assembleia da Bahia para que visitem Havana no aniversário da capital cubana, dia 9 de novembro, quando a cidade completa 500 anos de fundação.

cuba alba (1)“Será um momento importante para reverenciar a história da Ilha, que tem uma relação muito afetiva com a Bahia, principalmente depois que os médicos cubanos ajudaram a fazer um trabalho de prevenção de doenças e estavam presentes nas cidades mais humildes da Bahia”, relembrou o chefe do Legislativo estadual.

A consulesa tratou também com o presidente da ALBA de questões da soberania nacional dos cubanos. A conversa aconteceu em visita de cortesia da representante diplomática de Cuba, na companhia do deputado Marcelino Galo Lula (PT) e do jornalista e escritor – especializado em assuntos cubanos – Walter Xeo.

Milena Piedra tratou do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos aos cubanos, que já dura 57 anos. “Trata-se do impedimento mais longo da história da humanidade”, frisou Marcelino Galo.

Com a proximidade da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece dia 25 de Outubro, a Cônsul-geral busca apoio para mostrar a Organizações das Nações Unidas (ONU) que não existe razão para o embargo continuar.

“O povo brasileiro compreende que nenhum país tem o direito de impor sanções econômicas unilaterais a outro porque respeita a soberania e a independência de outros países”, disse Piedra.

Sobre o tema, Nelson Leal disse torcer para que os países que compõem a ONU sejam mais generosos com os cubanos. O presidente reconhece que, com o fim do bloqueio, Cuba vai viver com mais tranquilidade. “Estaremos torcendo para que Cuba possa fazer relações comerciais com todos os países”, declarou.

No encontro, o deputado Marcelino Galo informou sobre a realização de Sessão Especial na ALBA para tratar sobre a questão. No evento, o petista quer discutir os aspectos econômicos, sociais e culturais impostos pelos Estados Unidos ao povo cubano com o bloqueio e pretende tirar uma manifestação conjunta da Casa Legislativa para levar a ONU no dia 25 de Outubro.

Para demonstrar a satisfação em receber a consulesa Milena Piedra, o presidente Leal presenteou-na com uma miniatura de um berimbau de prata e dois livros publicados pela ALBA Cultural: “Sinhazinha”, de Afrânio Peixoto, e “O Auto da Gamela”, de Carlos Jehovah e Esechias Araújo Lima.

A cônsul retribuiu com charutos cubanos, cortador e um artesanato do seu país retratando os charuteiros em seu ofício. “Temos charutos baianos muito bons”, brincou Nelson Leal.

1 resposta para “Cônsul-geral de Cuba convida Nelson Leal para os 500 anos de Havana”

  • Ivanei says:

    Olá, na segunda linha do texto, no nome da ALBA, Bahia está escrito com “V”.
    Favor não me interpretar mal, o intuito é de ajudar.

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia