gacc sinos 2O Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia realiza no próximo dia 11 de dezembro o III Encontro de Oncologia Pediátrica junto com a Cerimônia do Sino, que é símbolo da cura do câncer para os pacientes que já estão fora de tratamento. O objetivo é além de informar aos participantes a respeito do tratamento do câncer infantojuvenil com uma linguagem mais acessível, também celebrar a vitória daqueles que durante o ano, superaram a doença. O evento acontecerá no SEST/SENAT em Itabuna e terá como tema: Os Sete Hábitos.

“Pensamos em apresentar os sete hábitos para as crianças e adolescentes hospitalizados e seus familiares, pois compreendemos que durante o tratamento oncológico é necessário buscar o que desejam: a cura. Para isto, tomar decisões, estabelecer objetivos e persistir para o alcance desta meta, a família e paciente tornam-se autores importantes deste processo”, informa a presidente do Gacc Sul Bahia, Drª Teresa Cristina.

O encontro é promovido pelo GACC com apoio da Equipe Multiprofissional e o Núcleo de Estudos e Orientação em Oncoematologia Pediátrica – NEOOP da Uesc e ocorrerá no período da manhã, das 8h às 11h30, com oficinas, mesas redondas, bate-papos, brincadeiras, musicalização, desafios e dinâmicas com orientações sobre o tratamento para os pacientes e seus familiares de acordo com cada faixa etária e ministrada por profissionais de enfermagem e técnicos, nutrição, assistente social, farmácia, odontologia, pedagogia, psicologia e as médicas da oncologia pediátrica.

Já a “cerimônia do sino” terá a participação de todas as crianças e adolescentes que já estão fora de tratamento, no período da tarde, quando também será celebrado o natal das famílias. “É um momento muito aguardado pelas famílias e pelos pacientes, e também por toda a equipe de profissionais. Realizar a cerimônia no final do ano é uma oportunidade de renovar a esperança e incentivar a continuidade do tratamento”, conclui Drª Teresa.