fabespA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) participa até 9 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, da 68º reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento pretende discutir os avanços da ciência e tecnologia sobre os eixos da sustentabilidade e Tecnologias para a Integração Social.

A Fapesb contará com um estande de apresentação das principais ações na ciência, tecnologia e inovação do estado da Bahia, em comemoração aos 15 anos de existência da instituição e detalhes dos recém-lançados Observatório e Sistema de Bolsas da Fundação.

O Observatório é uma plataforma que fornece dados referentes às bolsas (Iniciação Científica, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado) apoiadas pela Fundação, no período de 2012 a 2015. Já o Sistema de Bolsas, lançado no final de 2015, permite ao público ter acesso ao perfil e outras informações sobre os bolsistas, utilizando filtros como município, modalidade de bolsa, instituição e área do conhecimento.

Para o diretor presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, a reunião anual representa um espaço de discussão e integração do campo de C,T&I. “A expectativa é que a SBPC, com os lançamentos e as novidades da área, abra espaço também para uma nova percepção sobre a importância da pesquisa científica e tecnológica no cenário atual brasileiro”, salientou.

O evento, que é aberto ao público, reúne representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. Durante a programação da 68º reunião da SBPC serão realizadas conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Além do SBPC Jovem, ExpoT&C e SBPC Cultural.