pt ssaO presidente do PT/Bahia, Everaldo Anunciação, disse hoje que as lutas por mais democracia e mais direitos se fortaleceram muito. A avaliação foi feita depois das grandes manifestações das centrais sindicais, movimentos sociais e populares, com apoio de partidos políticos, realizadas hoje (20) com milhares de pessoas.

Ele destaca também os documentos divulgados por diversas entidades exigindo respeito à constituição e à democracia. A Carta do Rio de Janeiro escrita no II Seminário de Direito, por exemplo, acusa “grandes grupos econômicos e, em especial, de comunicação, de tentarem “contestar legítima vitória das urnas.”

Afirma ainda que “estão tentando estruturar verdadeiro golpe disfarçado de troféu da democracia contra o governo da presidenta Dilma Rousseff.” Este documento é assinado também por mais de cem intelectuais.

Outro manifesto, assinado pela Ordem dos advogados do Brasil (OAB) e as Confederações Nacionais da Indústria (CNI), da Agricultura e Pecuária (CNA) e dos Transportes (CNT), se posiciona contra o impeachment e a favor de um pacto de governabilidade.

Além disso, entidades que representam a indústria em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente Fiesp e Firjan, defendem “diálogo e ação para preservar a estabilidade institucional do Brasil.”

Na manifestação em Salvador, o vereador e ex-governador Waldir Pires fez emocionante discurso em defesa do processo democrático “que é a dignidade da pessoa e do povo.” Waldir, que completa 89 anos em outubro, falou também que vai “morrer assim, lutando pela democracia no Brasil.”

O ato foi organizado pela Central Unica dos Trabalhadores-CUT /Bahia. Segundo o presidente da entidade, Cedro Silva, o objetivo é “ir às ruas para defender a democracia, a manutenção das nossas conquistas e lutar para mais avanços para os trabalhadores do estado.”