metro 1Os motoristas que trafegam por Salvador devem ficar atentos às intervenções temporárias iniciadas na segunda-feira (3) no trânsito da cidade. Com a autorização da Transalvador, a CCR Metrô Bahia – empresa responsável pelo metrô da capital baiana – começou a instalar 16 vigas metálicas no elevado da estrutura que será a Estação do Detran, prevista para fevereiro de 2016. Três faixas da Avenida ACM, no sentido Acesso Norte, entre a Rodoviária e a entrada do bairro de Saramandaia ficam interditadas até o próximo dia 11, somente das 23 às 4h.

O bloqueio das vias será apenas na madrugada. Durante o dia, todas as pistas permanecem liberadas. Segundo o diretor de Implementação de Obras da CCR, Juvêncio Terra, por noite serão instaladas duas vigas. Trinta funcionários participam da colocação do equipamento, fundamental para a estabilidade do metrô. Foto: Mateus Pereira/GOVBA“A estação do Detran tem dois elevados, um em cada extremidade. Vamos começar pela parte 2. Ela dá acesso da estação Detran em direção à Estação Rodoviária. Essas vigas se apoiam nos pilares. Em cima delas vão ser instaladas lajes, onde passam os trens”, explica Terra.

metro 2A Estação do Detran vai ampliar os serviços prestados à população, que já incluiu o modal no cotidiano para reduzir o tempo de deslocamento em algumas localidades. A Linha 1 do metrô tem nove quilômetros de extensão, de Bom Juá à Lapa, passando pelas estações do Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro. Com isso, os passageiros dispõem de um modal que possibilita o deslocamento entre essas localidades da capital em 15 minutos. O metrô permanece em operação assistida e os passageiros não pagam passagem.

Já a Linha 2 teve assinada a ordem de serviço para a construção pelo governador Rui Costa no dia 5 de fevereiro deste ano. A nova linha fará a ligação entre a Estação Acesso Norte ao aeroporto da capital baiana, com a previsão de ser concluída em 2017. Todas as estações terão arquitetura moderna, com amplos espaços, iluminação natural e paisagismo integrado à avenida, que irá ganhar um parque linear com ciclovia, pista de cooper, revitalização de jardins e mais de cinco mil árvores. Todas as estações terão arquitetura moderna, com amplos espaços, iluminação natural e paisagismo integrado à avenida, que irá ganhar um parque linear com ciclovia, pista de cooper, revitalização de jardins e mais de cinco mil árvores. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)