WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

abril 2012
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  




ILHÉUS, TURISMO, PORTO E FERROVIA

Aos que acreditam que Ilhéus tem condições de sobreviver tendo o turismo como principal atividade econômica, e que por isso mesmo pode abrir mão do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste, é de bom alvitre fazer uma visita a localidades como Ponta da Tulha, Vila Juerana, Barramares e Jóia do Atlântico.

Mal terminado o verão, cabaneiros e donos de padarias, mercadinhos, açougues, etc. já sofrem com a vertiginosa queda nos negócios. Na Ponta da Tulha, por exemplo, o dono de um mercado nem se deu ao trabalho de renovar o estoque. “Não tem ninguém pra comprar, mesmo”, disse.

No domingo, dava para contar nos dedos o número de clientes na principal barraca do Jóia do Atlântico. “Agora,só nos feriados e olhe lá”, afirmou um dos garçons.

O problema dos defensores do meio ambiente (que na maioria das vezes estão  mais preocupados com o próprio bolso) é que eles olham demais para os animais e plantas que devem, sim, ser preservados.

Mas quase nunca olham (posto que dispõem  de bons salários e de verbas generosas) para os seres humanos, que precisam de emprego pra levar uma vida digna.

Pra essa gente, o drama dos moradores que vivem dos empregos sazonais e sofrem com a falta de serviços básicos, é quase uma abstração.

Até porque, levam uma vida bem acima do “padrão” Ponta da Tulha, Vila Juerana, Mamoam e adjacências. E quando tem que passar por um desses locais rumo a mansões em áreas exclusivas, nada que um carrão com vidro fumê e ar condicionado não resolva…

3 respostas para “ILHÉUS, TURISMO, PORTO E FERROVIA”

  • Paulo EMILIO says:

    Esse tipo de matéria é ultrapassada e tendenciosa, visa nada menos que favorecer nao aos moradores dessa comunidade ou a uma cidade e sim a uma empresa ou grupo político.
    Não vejo nada de anormal, todos os setores do comércio tem seus momentos de pico e os momentos em que esse movimento diminui e os momentos mais fracos…Algumas comunidades estão crescendo e estão se organizando e não vai ser o PORTO DO PÓ DE FERRO QUE VAI TRAZER esse desenvolvimento.
    A Ponta da Tulha está estagnada na esperança de que a BAMIN cumpra o papel do Governo e isso não vai acontecer mesmo que ela se instale aqui.
    Cadê a escola que a Bramin IA construir na Tulha?

    Campanha publicitária apenas….e o povo acredita.

    O seguimento que alimenta nossas famílias é o Turismo e vocês não vão poder mudar isso!

    Paulo Emilio
    Vila Juerana

  • Myriam says:

    Concordo com o que foi contextualizado. Acho um exagero essa defesa a natureza, quando muitos seres humanos estão sofrendo com as mazelas da vida !

  • Carlos Diego says:

    Tendenciosa mesmo é a afirmativiva do internauta que abre a sequencia de comentários.

    O Porto Sul, a FIOL e os empreendimentos que se estruturarão na região de inteferencia destes dois projeto, irão propiciar uma vida melhor para a população de toda região, devido a geração de emprego e renda de qualidade e não o subemprego que é o que vemos hoje. São novas perpectivas que se abrem para todos, assegurando um futuro melhor para os nossos filhos.

    O progresso não pode ser um privilégio apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo. A Bahia tem este direito e deve lutar por ele.

    Porto Sul SIM! ..e JÁ!

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia