
Rui Costa destaca inicio das aulas na Universidade Federal do Sul da Bahia
“Esse é um momento histórico para a região, ampliando o acesso ao ensino superior de qualidade para milhares de jovens e fortalecendo o processo de retomada do desenvolvimento”. Assim o candidato a governador da Coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa, definiu o inicio das atividades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A aula inaugural acontece nesta segunda-feira (8) na sede da reitoria e do campus em Itabuna, com as presenças do ministro da Educação, José Henrique Paim, e do governador Jaques Wagner.
Além do campus em Itabuna, a UFSB terá campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além de Colégios Universitários em 25 municípios do Sul da Bahia, que servirão de porta de entrada para a universidade. Serão oferecidas 36 opções de cursos a 11.110 estudantes de graduação e pós graduação.
Também está sendo implantada a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras com campi nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A universidade contará com 35 cursos de graduação e pós-graduação e atenderá 7.930 estudantes. Rui Costa lembra que até 2002 a Bahia, apesar de ter a quarta maior população do país, tinha apenas uma universidade federal, a Ufba. De lá para cá foram criadas a Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Federal do Oeste da Bahia.
“Passamos de uma para cinco universidades federais com Lula e Dilma e vamos trabalhar para fortalecer o ensino superior, ampliar o numero vagas e cursos e atrair novas universidades, de maneira a contemplar todas as regiões do Estado”, afirma o candidato, que terá na Educação um dos principais focos de seu governo.
Entre as propostas de Rui estão o apoio à criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal da Chapada Diamantina, Universidade Federal do Nordeste Baiano e Universidade Federal da Serra Geral, além da interiorização e implantação nos grandes bairros populares de Salvador de cursos de graduação e pós-graduação.