cubacanA primeira dos nove profissionais médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi recebida nesta segunda-feira (9), em solenidade realizada pela Secretaria Municipal da Saúde. A médica Yaima Agramonte Suarez agradeceu o carinho com que foi recebida e disse que vai procurar retribuir a manifestação através do exercício da medicina.

Formada pela Universidade Carlos J. Finlay, em 2005, a médica Yaima Suarez vai atuar na Unidade de Saúde da Família Dr. Sócrates Resende, localizado num dos bairros onde reside parte da população carente. Ao apresentar a médica cubana, a secretária da Saúde, Roberta Barros, assegurou que a saúde de Canavieiras dá um salto de qualidade ao ampliar os serviços na área de atendimento básico.

Presente à recepção, o prefeito Almir Melo ressaltou sua confiança na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, solicitando nove profissionais para atuarem em Canavieiras. “Sua vinda, Dra. Yaima, é resultado da cooperação entre dois povos, e Deus vai iluminar os seus passos na promoção de uma saúde digna, como deve ser prestada à população”, frisou.

O diretor da Biblioteca Afrânio Peixoto, professor e historiador Durval Filho, apresentou à plateia trechos da história de Canavieiras, que somente contou com a presença de quatro médicos no final do Século XIX. Antes disso, segundo o historiador, a medicina era exercidas pelos padres, a quem cabia a cura dos males físicos e espirituais.