
Cubanos realizam encontro no Brasil e defendem libertação de ´prisioneiros do Império´
O I Encontro Continental de Cubanos residentes na América Latina e no Caribe foi realizado no Rio de Janeiro, com a presença de mais de uma centena de representantes de quinze países. Durante dois dias foram avaliadas ações para fortalecer a defesa da soberania e da identidade de Cuba..
Maria Madalena Torbisco, coordenadora do evento e presidente da Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil disse que a atividade é uma homenagem a José Martí, nos 160 anos de seu nascimento. Estiveram presentes dirigentes do corpo diplomático cubano no Brasil, do Centro de Estudos Martianos, Coordenadora da Associação José Martí para a América do Sul e Adriana Pérez O’Connor, esposa de Geraldo Perez, um dos cinco cubanos presos injustamente nos Estados Unidos, sob acusação de espionagem.
A abertura do evento coincidiu com o lançamento da exposição fotográfica C”obertura de rosas brancas”, de Albuerne Michelangelo. A reunião foi uma oportunidade para exigir o fim do bloqueio dos EUA contra Cuba e reforçar a campanha internacional pela libertação dos cinco cubanos presos nos EUA. De acordo com o professor Raimundo Jesus, cubano radicado em São Paulo, “foi uma experiência, pois nossos interesses são muito semelhantes não importa o país onde residimos, somos cubanos e à pátria está em nossos corações”. Em 2014, o encontro será realizado na Nicarágua.