Assistentes sociais dão apoio a catadores de recicláveis

O Carnaval de Salvador, uma das maiores festas do mundo, vai muito além da música e da alegria que tomam conta dos circuitos. Por trás da grandiosidade do evento estão os verdadeiros heróis e heroínas da sustentabilidade: os catadores e catadoras de materiais recicláveis. São eles e elas que realizam a coleta seletiva, promovem educação ambiental e garantem que o Carnaval também seja um evento comprometido com o meio ambiente.

Organizados em turnos e atuando 24 horas por dia nas 13 centrais espalhadas pelos circuitos, esses trabalhadores transformam resíduos em renda, dignidade e cidadania. A Defensoria Pública do Estado da Bahia, por meio do Núcleo de Gestão Ambiental (NUGAM), esteve presente acompanhando de perto as condições de trabalho, assegurando direitos e dialogando com os órgãos públicos responsáveis pela estrutura do evento.

Entre os nomes que marcaram essa atuação está o da assistente social Andréa Pires dos Reis, de Itabuna, que levou para o Carnaval de Salvador uma experiência consolidada ao longo de quatro anos de trabalho intenso junto aos catadores da região sul da Bahia, especialmente na atuação com a AACRRI. Andréa não chegou ao circuito apenas como integrante da equipe técnica, ela levou vivência prática, conhecimento de campo e sensibilidade social construída no acompanhamento direto das centrais de catadores em sua região. Sua atuação envolve desde a elaboração de projetos, articulação com municípios, diálogo institucional, até o suporte direto aos catadores e catadoras em suas demandas cotidianas.

No Carnaval, realizou monitoramento das centrais, visitas a camarotes, espaços de banho e locais de alimentação, sempre com olhar atento às condições de trabalho, segurança e dignidade dos trabalhadores. A atuação incluiu diálogo com o Governo do Estado, através da SETRE e com a Prefeitura de Salvador, por meio da LIMPURB, fortalecendo a garantia de direitos. A assistente social também participou do almoço dos catadores com o Governador Jerônimo Rodrigues e a Professora Tatiana Velloso, momento simbólico que representou reconhecimento e valorização da categoria.

Para Andréa, estar no maior Carnaval do mundo acompanhando os catadores é mais do que uma missão institucional, é um compromisso social: “O Carnaval de Salvador mostra a força do trabalho dos catadores e catadoras. Eles são protagonistas da sustentabilidade da festa. Estar presente enquanto assistente social é garantir que esse trabalho seja reconhecido com dignidade, respeito e direitos assegurados. A reciclagem não é invisível, ela tem nome, rosto e história.” Ao lado da assistente social Milene Gramacho, que tem uma grande atuação na região de Vitória da Conquista, e sob a coordenação da Defensora Pública Dra Marina Pimenta, do NUGAM, a equipe garantiu presença constante durante os seis dias de festa.

 

As assistentes sociais também contaram com o suporte da analista de direito e Milene Dias, que permaneceu de sobreaviso. A Defensoria Pública reafirma, por meio do Programa Mãos que Reciclam, seu compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras que fazem do Carnaval não apenas uma festa, mas também um exemplo de inclusão produtiva e responsabilidade socioambiental.

 

Para a AACRRI e para Itabuna, é motivo de orgulho ver sua assistente social atuando em um cenário de dimensão internacional, levando a experiência construída no território para fortalecer políticas públicas em larga escala. Porque o Carnaval é alegria. Mas também é trabalho, compromisso e transformação social.