Políticos de vários matizes e aliados históricos lamentaram, neste final de tarde de quarta-feira (20), a morte do vice-presidente nacional do PT, Everaldo Anunciação, que também já foi vereador de Itabuna no final dos anos 1990 e presidente do PT da Bahia.

Amigo desde os tempos de Ceplac e da lide política, o ex-prefeito Geraldo Simões lembrou a história de Everaldo. “Desde os tempos da ditadura, Everaldo esteve na linha de frente: nas Diretas Já, na fundação do PT e da CUT, na mobilização por uma Constituinte cidadã e pela sindicalização dos servidores públicos”, narrou o ex-prefeito de Itabuna, que completou: “Everaldo foi um construtor de sonhos coletivos. Sua ausência dói, mas sua história seguirá nos guiando”.

O governador Jerônimo Rodrigues falou de muitas lutas ao lado de Everaldo e da caminhada vitoriosa de 2022. Por meio de suas redes sociais, Jerônimo assim se expressou: “Everaldo deixa um legado de luta e generosidade. Sua ausência dói, mas nos convoca a seguir firmes, horanndo a história que [ele] escreveu”.

Um dos fundadores do PT, o senador Jaques Wagner citou convergências na luta política desde o princípio do partido. “Everaldo será sempre lembrado por todos nós como uma voz forte na defesa da classe trabalhadora e por sua enorme contribuição nas lutas do PT na Bahia e no Brasil”.

Líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) prestou solidariedade aos familiares e amigos de Everaldo, e destacou o legado do correligionário e sindicalista. “Everaldo Anunciação deixa um legado de coragem, firmeza e esperança, que seguirá nos inspirando na caminhada por uma Bahia e um Brasil mais justos e igualitários”.

LUTO DE TRÊS DIAS

Everaldo nasceu em Ilhéus, mas projetou seu nome para além fronteiras. Teve história marcante na política local, principalmente nos anos 1990, quando foi vereador e secretário municipal em Itabuna. O prefeito Augusto Castro (PSD) decretou luto oficial de três dias pela morte de Everaldo.

– Neste instante de dor peço a Deus que conforte seus familiares, especialmente seus filhos Victor e Larissa, e sua amada esposa Madalena, seus parentes e amigos. Determinei a expedição de luto no território municipal por três dias em sua memória por meio de um Decreto – anunciou Augusto.

Luís Sena, ex-vereador de Itabuna e dirigente do PCdoB local, lembrou daqueles anos de 1990. “Enfretamos a sanha da entrega da Emasa”, apontou, já apresentando nota de pesar do partido, externando “condolências aos familiares, companheiros, amigos e seguidores do grande Militante do Partido dos Trabalhadores, dirigente, ex-vereador da nossa cidade, Everaldo Anunciação”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), emitiu nota de pesar. “Everaldo construiu uma trajetória marcada pela militância e plo protagonismo político na Bahia. (…) Figura de destaque da história do partido, Everaldo era reconhecido pela capacidade de articulação e pela firme defesa das bandeiras sociais”.