
Itacaré marca presença na WTM Latin America 2025 e reforça posicionamento como destino turístico
Entre os dias 14 e 16 de abril, Itacaré participa da WTM Latin America 2025, o maior evento B2B de turismo da América Latina, realizado em São Paulo, no Expo Center Norte. A participação do município acontece em parceria com o Sebrae, com foco na promoção estratégica do destino junto a operadores, compradores e profissionais qualificados do setor.
Representando a Secretaria de Turismo de Itacaré, estarão presentes o Secretário Marcos Souza (Japu), a Secretária Adjunta Patrícia Veras, e Luiza Longo, que irão promover os principais atrativos do Destino Completo — das belezas naturais, praias e trilhas, até a rica gastronomia, cultura local e estrutura de atendimento ao turista.
Além da equipe da Setur, representantes do trade turístico de Itacaré também estarão presentes, reforçando o engajamento do setor privado na divulgação do paraiso sulbaiano. A comitiva é composta por Daniela Quadros, do Grupo Aguilar Lima, Leticia Oliveira, do Hotel Ecoporan, Cil Abrão, da Vila Pérola Negra, Fernando Castro, da Villa N’Kara, Samuel Reis. do Up Hotéis, Jaqueline Farias, da Ertour Receptivo, José Eduardo, da Fertur Receptivo, Jarbas Palmeira, do Chocolate Hotel e Franklin Mira e Mariana Chetto, do
Hotel Aldeia do Mar.
A WTM Latin America é considerada uma das mais importantes do setor em toda a América Latina, sendo reconhecida por proporcionar um ambiente ideal para a realização de negócios, expansão de networking e conexão com profissionais de diferentes países. Expositores e participantes destacam a WTM como uma plataforma eficaz para fortalecer parcerias comerciais, rever fornecedores e apresentar marcas e destinos turísticos de forma estratégica.
A edição de 2024 trouxe pautas importantes como a diversidade e inclusão no turismo, com espaço para o turismo afro e a valorização de culturas plurais, promovendo debates sobre um setor mais representativo e transformador. Além disso, o evento se destaca por sua atmosfera de troca cultural, onde gastronomias, tradições e experiências de todo o mundo são compartilhadas, promovendo o intercâmbio entre os destinos presentes.

Maurício Bacelar e Marcos Japu
De acordo com o secretário de Turismo Marcos Japu, “a participação de Itacaré na WTM Latin America 2025 reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do turismo local, a valorização da identidade regional e a ampliação da presença do destino em circuitos nacionais e internacionais. Além disso, traz uma série de benefícios concretos para o desenvolvimento da cidade”.
Entre os principais benefícios estão o posicionamento estratégico no mercado nacional e internacional, lado a lado com destinos consolidados; a captação de novos fluxos turísticos, com potencial inclusão em pacotes, catálogos e campanhas de vendas; e o fortalecimento da imagem institucional, evidenciando o investimento da gestão pública em boas práticas e inovação.
A Feira também proporciona a atração de investimentos em infraestrutura, hospedagem, gastronomia e eventos; ampliação do networking e parcerias com o trade, viabilizando ações futuras como press trips e famtours; atualização sobre tendências do setor, com acesso a debates, palestras e experiências inovadoras; e a valorização da cultura e identidade local, por meio da promoção da gastronomia, natureza e manifestações culturais de Itacaré.
“Com essa presença estratégica, Itacaré dá mais um passo rumo à consolidação como um dos destinos mais desejados do Brasil, alinhando natureza, cultura, hospitalidade e planejamento”, finaliza Marcos Japu.
“É com muito orgulho que iniciamos nossa missão empresarial à WTM com sucesso. Estamos levando 21 representantes da Costa do Cacau propiciando o acesso do nosso destino à novas oportunidades, parcerias e tendências do mercado internacional”, afirma Evelin Gomes, Gestora de Turismo Sebrae Costa do Cacau
“Essa ação faz parte da estratégia do projeto de Turismo do Sebrae para fortalecimento do destino, buscando valorizar nossas riquezas naturais, histórico e culturais. O nosso objetivo é também posicionar a Costa do Cacau como um destino de experiências autênticas, sustentáveis e de alto valor agregado. Essa é mais uma proposta nossa que visa desenvolver e construir um turismo ainda mais forte e competitivo”, diz Evelin Gomes.