A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana. De segunda à sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, acontece a vacinação contra o Covid-19 em todas unidades de Saúde. Vale ressaltar que as ampolas são abertas até às 15h para evitar o desperdício de doses.

Também vale pontuar que essa semana as UBS e USF encontram-se em desabastecimento da Coronavac, Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby.

Para a vacinação contra o Covid-19 de adolescentes, de 12 a 17 anos, ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Para adultos e idosos, a vacinação da primeira, segunda, terceira ou quarta dose será aplicada para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade, conforme a disponibilidade na unidade.

Já para a vacinação de adultos com idade a partir de 18 anos com imunossupressão, também haverá imunização da quinta dose. É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose, está prevista para portadores de imunossupressão que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses.

São consideradas comorbidade por imunossupressão: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E ainda, pessoas que fazem uso de corticoides em doses ?20 mg/dia de Prednisona ou equivalente por ?14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

De segunda-feira a sexta-feira, das 8 as 1 e das 13 às 16h em todas unidades de Saúde também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos).

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

AÇÃO ESPECIAL PARA VACINAÇÃO DA FAMÍLIA

Nesta  quarta-feira, dia 25, das 14 às 18 h, na Rede de Frio, anexa à UBS José Maria de Magalhães Neto, Centro (antigo SESP), acontece ação especial para vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos contra o Covid-19 com as vacinas Coronavac, Pfizer e Oxford.

Crianças de 3 e 4 anos, serão imunizadas com a primeira ou segunda dose da Coronavac, ou ainda, aplicação da segunda dose da Coronavac para crianças de 5 a 11 anos.

Já para imunização de adolescentes, ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer ou ainda, a segunda dose da Coronavac. Para a vacinação contra o Covid-19 de adultos e idosos, a vacinação da primeira, segunda ou terceira será aplicada em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade com a vacina da Pfizer ou Oxford ou segunda dose da Coronavac.

Já para adultos ou idosos com comorbidade (imunossupressão), serão aplicadas da primeira à quinta dose as vacinas Pfizer ou Oxford.  É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose está prevista para portadores de imunossupressão que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses.

São consideradas comorbidade por imunossupressão: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E ainda, pessoas que fazem uso de corticoides em doses ?20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ?14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina com registros anteriores. Vale ressaltar que a criança/adolescente deve estar acompanhada do seu responsável.