WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

maio 2011
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  




UMA JUSTA HOMENAGEM AO MÉDICO GUERRILHEIRO

O médico gaúcho João Carlos Haas Sobrinho, que participou da Guerrilha do Araguaia e foi assassinado pela ditadura militar, será homenageado pela Prefeitura de Porto Franco,  o Maranhão, dando seu nome ao complexo esportivo da cidade.

         Dr. Juca, como era conhecido, foi integrante do PC do B. Médico e guerrilheiro, integrou-se à comunidade do Araguaia. Além de combater a ditadura, trabalhou para melhorar as  condições de saúde da população, carente de tudo naquele início dos anos 70.

         Serão três dias de atividades e homenagens ao médico, que neste ano, completaria 70 anos de vida.  No sábado (28) haverá homenagens no Ponto de Cultura que leva seu nome e no domingo, (29) ocorrerá à solenidade de inauguração do Complexo Esportivo  e na segunda-feira (30) será entregue aos familiares, o título de Cidadão Portofranquino Pós-morte.

      Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi presidente do centro acadêmico da Faculdade de Medicina, Haas chegou ao nordeste em 1967 – após fazer treinamento militar em Pequim, para onde havia sido enviado pelo PCdoB junto com mais uma dezena de militantes, após o golpe militar de 1964 – quando se instalou no sul do Maranhão, na cidade de Porto Franco, abrindo um consultório para atendimento à população pobre da cidade e a moradores de cidades vizinhas.

 Com ele, moraram na pequena cidade maranhense outros integrantes do PCdoB, como Maurício Grabois, o líder da guerrilha, seu filho André e Gilberto, seu genro, que se instalaram no local como pequenos comerciantes.

 “No próximo final de semana, estarei recebendo homenagens em nome de nossa família, todas ao saudoso João Carlos, que neste ano completaria 70 anos de vida. O povo da cidade tem um carinho enorme por ele e sempre que podem, evidenciam isso em eventos e homenagens. Será mais uma vez, uma grande honra para mim, poder compartilhar de momentos especiais como esses e ver o nome do nosso irmão ser reconhecido com dignidade e respeito por onde passou”, relata Sônia Maria Hass, irmã do Dr. Juca, hoje radicada  na Bahia.

2 respostas para “UMA JUSTA HOMENAGEM AO MÉDICO GUERRILHEIRO”

  • Sonia Haas says:

    Querido Daniel
    Obrigada por colaborar na divulgaçao desse momento tao bonito e importante para a nossa historia. Joao Carlos escolheu nao ser mais um individuo apenas, escolheu exercer sua cidadania na luta por justiça social, e por um pais melhor. Sua vida foi curta, porem sua passagem deixou marcas que nada apaga. Precisamos manter viva a memoria destes herois que nos deram suas vidas para termos hoje um cenario politico de liberdade e de busca das justiças e igualdade para todos! Um abraço.

  • Diego Moreira says:

    Desde que conheci a história do João Carlos passei a admirar a raça e coragem deste homem.
    Sou desenhista e estou desenvolvendo um projeto de Historia em Quadrinhos sobre um pouco da vida e passagem João Carlos Haas Sobrinho pelo Araguaia. Visite meu blog e veja uma amostra dessa obra.

    http://www.artediegomoreira.blogspot.com/2011/06/feira-de-fanzines.html

    Abraços!!!

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia