:: 5/nov/2025 . 8:00
Porto de Ilhéus alcança plena ocupação e cresce em receita e movimentação de cargas
O Porto de Ilhéus alcançou mais um marco em sua trajetória de crescimento e eficiência ao realizar, de forma simultânea, o carregamento de dois navios de longo curso. O navio SNOEKGRACHT, com 10.109,648 toneladas de níquel originário de Itagibá (BA) e destinado a Pori, na Finlândia, e o navio IRENE, com 9.355,405 toneladas de carga procedente de Araçuaí (MG) e destinada a Zhenjiang, na China, representam a pujança e a capacidade operacional do porto do sul da Bahia.
A operação ocorreu com 100% de ocupação dos berços do Porto de Ilhéus, evidenciando a plena utilização de sua capacidade instalada — resultado direto dos investimentos estruturantes promovidos pela Diretoria da CODEBA, com destaque para a obra de dragagem, que trouxe mais segurança, eficiência nas manobras de atracação e melhor operacionalidade.
*Com essas operações, o Porto de Ilhéus atinge o volume de 202.886 toneladas de janeiro a setembro de 2025, registrando também um crescimento expressivo de 74% nas receitas operacionais. Esse desempenho reforça a participação do Porto nas receitas globais da Autoridade Portuária Federal da Bahia – CODEBA, que atingiram 8%, consolidando sua relevância estratégica e viabilidade econômica” destaca Gilberto Rodrigues, gerente do Porto de Ilhéus.
Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil-França em Salvador
Nesta quarta-feira (5), às 17h, o governador Jerônimo Rodrigues, a ministra da Cultura Margareth Menezes e o presidente da França Emmanuel Macron abrem o Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador.
O evento integra a Temporada França-Brasil e marca o início de uma extensa programação que se estende até o dia 8 de novembro, celebrando as conexões culturais entre Brasil, França e África. Às vésperas da COP 30, o festival propõe debates sobre a cidade inclusiva e sustentável do futuro, com foco em justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes.
O Festival Nosso Futuro é organizado pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil, com parceria do Ministério da Cultura e do Governo da Bahia.
Prefeitura de Itabuna conclui etapa da entrega de 20 mil mudas de mandioca e aipim do Projeto Parceria Mais Forte
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), concluiu a distribuição de mais de 20 mil mudas de mandioca e aipim para agricultores familiares da zona rural do município. As mudas são produzidas pelo Instituto Biofábrica, referência estadual em fomento e desenvolvimento agro-socioambiental.
A ação integra o Projeto Parceria Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia, executado pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Prefeitura de Itabuna.
Para o técnico do Consórcio Litoral Sul, José Rivaldo, a força do Parceria Mais Forte está na atuação conjunta de diferentes entidades.
“Estas são iniciativas planejadas para fortalecer a agricultura familiar. Além das mudas produzidas pela Biofábrica, estamos garantindo suporte técnico, análises de solo e a distribuição de calcário, que é fundamental para corrigir a acidez e melhorar a fertilidade da terra”, pontuou.
Saúde do século XXI: Afya Salvador reúne especialistas em congresso multiprofissional inovador e gratuito
A Afya Salvador realiza, nos próximos dias 7 e 8 de novembro, em sua unidade do Caminho das Árvores, na capital baiana, o III Congresso Multiprofissional de Saúde, com o tema “Os desafios da saúde no século XXI: a prática multiprofissional na construção do cuidado integral”.
Voltado para profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes da saúde, o evento visa debater como a atuação multiprofissional pode contribuir para a construção de um cuidado verdadeiramente integral. Entre os eixos temáticos desta edição: A promoção da saúde e prevenção de doenças: desafios e inovações para um cuidado integrado; Saúde mental e qualidade de vida: abordagens interdisciplinares para o bem-estar; Saúde em um mundo conectado: o impacto da globalização e das tecnologias digitais na prática clínica; e Perspectivas futuras: tendências e direções para o fortalecimento da saúde global e inovação da tecnologia no cuidado integral.
De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Afya Salvador, Sandra Cássia Gonzalez, “o III Congresso Multiprofissional de Saúde busca mostrar que o cuidado em saúde é mais completo quando construído coletivamente, considerando as dimensões biológica, psicológica e social do paciente. Ao reunir cursos como Odontologia, Psicologia, Farmácia e Enfermagem, o evento evidencia que a troca de experiências, por meio de palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, é fundamental para ampliar o conhecimento e promover uma prática profissional mais integral, ética e centrada no ser humano”.
- 1











