WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  




Colégio Estadual Jorge Amado em Santa Luzia debate triplo homicídio, feminicídio e a importância da conscientização

Os  estudantes do Curso Técnico em Administração do Colégio Jorge Amado, da rede estadual de ensino em Santa Luzia, no Sul da Bahia,   promoveram um debate simulado com um tema de extrema relevância social, o triplo homicídio em Ilhéus, ocorrido recentemente, e o feminicídio enquanto realidade dolorosa e persistente na sociedade.

A atividade foi realizada no contexto da disciplina de Iniciação ao Trabalho Científico, mostrando como o conhecimento teórico pode ser aplicado na análise crítica da realidade. O debate foi mais que um exercício acadêmico: representou uma oportunidade de reflexão, de construção de argumentos fundamentados e de fortalecimento do papel da educação na formação de cidadãos conscientes e engajados.

Sob a orientação dos professores Pablo Fernandes e Sabrina Cunha, os estudantes foram incentivados a aprofundar suas análises, compreender as raízes sociais da violência e exercitar a argumentação de forma ética, respeitosa e embasada em dados e referências.

Ao longo da atividade, discutiram-se não apenas a gravidade dos crimes de feminicídio e homicídio múltiplo, mas também o que eles revelam sobre o genocídio social que atinge mulheres, jovens e populações vulneráveis, muitas vezes invisibilizadas.

O debate também destacou a importância da conscientização e mobilização social, como um chamado à ação, à denúncia e ao acolhimento das vítimas. Mais do que lembrar dados alarmantes, trata-se de transformar indignação em mudança.

“A iniciativa reforçou o quanto o Curso Técnico em Administração vai além da formação técnica: ele também promove a consciência crítica, o desenvolvimento do pensamento científico e o compromisso social. Integrar temas atuais à disciplina de Iniciação ao Trabalho Científico mostrou aos estudantes que pesquisar, refletir e debater são práticas que fortalecem a cidadania e a responsabilidade coletiva”, afirma o professor Pablo.

CONSCIENTIZAÇÃO E REDE DE APOIO

 

A estudante Viviane Lima destacou a importância da experiência: ”apresentar um debate sobre o feminicídio, especialmente em tempos tão difíceis, foi desafiador e necessário. Vivemos em uma sociedade machista que muitas vezes trata a mulher como objeto sem valor”. “Sinto que cumprimos nosso dever, pois conseguimos plantar uma semente de reflexão em cada um. Também percebi a importância de buscar e fortalecer redes de apoio para as mulheres que sofrem em silêncio e são mortas apenas por serem mulheres”, disse a  professora Sabrina.

O debate simulado foi um exercício de cidadania, ciência e empatia, reafirmando que somente com educação, diálogo e ação coletiva será possível romper o ciclo da violência e construir uma sociedade mais justa, igualitária e livre de feminicídios.

1 resposta para “Colégio Estadual Jorge Amado em Santa Luzia debate triplo homicídio, feminicídio e a importância da conscientização”

  • Lucas says:

    Um ótimo trabalho, conscientização é um ponto de partida para tentar frear essas atrocidades que só vem alimentando a cada ano.

    Parabéns a toda turma e ao colégio.

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia