Julio Gomes

 

Com ideias claras e firmes que sustentava com argumentação sempre sólida, Everaldo convencia tocando em pontos do cotidiano para relacioná-los às grandes questões nacionais em pauta, algo que poucas pessoas sabem fazer.

Didático em seus pronunciamentos, claro, objetivo, estava sempre aberto a escutar e negociar, algo que se vê cada vez menos hoje em dia, mesmo no âmbito da vida institucional.

Mas havia também um outro Everaldo, o Vevéu! Este não era para todos, mas para aqueles com quem era possível ter um diálogo mais próximo, mais amplo, de preferência em locais onde as falas solenes cediam lugar à informalidade que é própria da Bahia e de nosso povo do interior do estado.

Filho de Ilhéus e cria de bairros como a Conquista e o Pontal, Everaldo tinha também o jeito das gentes mais simples, o que facilitava seu diálogo com todos sem perder a sagacidade que o caracterizava, sempre com calor humano e, por isso mesmo, cativante.

Focado no trabalho, mas boêmio. Voltado para grandes objetivos, porém simples na maneira de ser e de agir, amigo de um bom papo e de uma cerveja com os amigos. Por que não? A vida é para ser vivida com alegria!

Mesmo sempre viajando, ligado a tarefas partidárias e à institucionalidade da política, nunca deixou sua família, porto seguro que o recebia de braços abertos como barco que retorna do mar agitado para águas calmas e seguras.

Nasceu sabendo se relacionar e fazer política. Decerto que aprimorou, sim, mas já nasceu sabedor dessa arte que a ensinou muita gente, sendo mentor de uns e guru de outros muito antes da internet entronizar os “coachs” e influenciadores digitais hoje tão em moda.

Nunca fugiu dos desafios da vida. Assim passou de Ilhéus a Itabuna e depois para Salvador, sempre acompanhado da família, sempre discreto, mas presente.

Agora nosso amigo e companheiro Everaldo parte para outra viagem, esta sem volta física, mas também sem o rompimento solene da eternidade porque isso não combinava com ele. Estará, sim, em nossas lembranças enquanto nós também estivermos por aqui.

No mais, viva a vida, trabalhe, ame, faça seu melhor sem violentar sua vocação e suas características como ser humano. Seja você mesmo e encontrará seu caminho. Embora ele nunca tenha dito isto desta forma, sua vida nos mostrou que este é o rumo a ser seguido.

Simples, objetivo e focado no que realmente importa, este é nosso Everaldo, Vevéu: pai, esposo, dirigente partidário, companheiro de inúmeras lutas, amigo sempre que possível. Esteja em Paz!

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz