
Paróquia São Judas Tadeu em Itabuna celebra 50 anos de identidade e missão
Franciele Caetano
A Paróquia São Judas Tadeu em Itabuna está completando 50 anos. A paróquia nasceu da fé e da mobilização de um povo que sonhava com uma igreja mais próxima. Na década de 1970, moradores da região se articularam para garantir um espaço de celebração no bairro, já que os fiéis precisavam se deslocar até outras comunidades para participar das missas.
Mesmo antes da construção da igreja, a ação pastoral já acontecia: romarias pelas ruas, envio de ministros aos doentes, encontros de oração. Com esforço coletivo, os fiéis adquiriram o terreno, onde incialmente construíram, sozinhos, um barracão onde aconteciam missas, orações e reuniões.
Tempos depois, a estrutura rústica já não comportava a quantidade de fieis, foi aí que própria comunidade novamente se organizou e com as próprias mãos construiu a igreja de tijolo e alvenaria, estava erguida ali a igreja matriz da Paroquia São Judas Tadeu.
Com o tempo, vieram os avanços estruturais, a paróquia passou por reformas importantes e fortaleceu sua rede de apoio por meio de visitas e eventos que ajudaram a arrecadar recursos.
A programação do Jubileu de Ouro acontece neste domingo, dia 3, com duas Missas de Ação de Graças às 7 e às 19 horas.
Durante essas cinco décadas, vários padres conduziram os trabalhos pastorais da paróquia, cada um deixando sua marca na história da comunidade:
• Padre Francisco Xavier Cardoso (1975 a 1978) (in memoriam)
• Padre Frei Faustino Tiburzi (1978 a 1985) (in memoriam)
• Padre Joselito Sales Luz (1985 a 1989) (in memoriam)
• Padre Simeón Ibarra Torres (1989)
• Padre José Clóvis Damasceno (1989 a 1991)
• Padre Moisés de Souza (1991 a 1993)
• Padre Edvaldo Borges Marques (1993 a 2006)
• Monsenhor Osmar Raimundo Mateus (2006 a 2017)
• Padre Acássio Alves (desde 2018 até os dias atuais)
Durante a gestão de Padre Acássio, a paróquia viveu uma nova fase de crescimento e dinamismo, com a realização de importantes projetos como a reforma da Igreja Matriz, do Santuário, a criação da Corrida São Judas Tadeu (em sua 5ª edição), o Congresso das Mulheres (DUAS EDIÇÕES), a recente reforma grande do Centro de Pastoral com a construção do auditório, a estruturação do EJC, além de ações pastorais e eventos que fortalecem a fé e a comunhão da comunidade.
Hoje, além da Igreja Matriz, a Paróquia São Judas Tadeu também administra a Comunidade Rainha da Paz, no bairro Novo Horizonte, e o Santuário de Santo Antônio, na Avenida do Cinquentenário. A paróquia São Judas Tadeu é formada por 19 movimentos e pastorais e, ao longo da semana, celebra oito missas em diferentes dias e horários.
Território Canônico da São Judas:
Av. Ilhéus, Alto Mirante e Maron, Avenida. Cinquentenário até o beco do fuxico, Av. Amélia Amado até a altura do Colégio AFI, Castália, Pontalzinho, Parque São João, Novo Horizonte, São Lourenço, Av. Juraci Magalhães até o Hospital Manoel Novais e Monte Líbano.
Uma história construída a muitas mãos, guiada pela fé e marcada pela participação ativa da comunidade, desde o tempo do barracão de tábuas até os dias de hoje.