:: 15/jun/2025 . 9:46
Com obras estruturantes e em saúde, esporte e urbanização, Governo do Estado investe no desenvolvimento de Jequié
Duplicação de vias e melhorias no Centro de Abastecimento
marcam pacote de obras anunciado por Jerônimo Rodrigues.
O governador Jerônimo Rodrigues autorizou nesta sexta-feira (13), em Jequié, a duplicação das avenidas Ulisses Coelho Lima e Octávio Mangabeira, com investimento de quase R$ 60 milhões. “É uma obra estratégica, que vai transformar a mobilidade de quem entra, sai e circula pela cidade, além de facilitar o escoamento da produção regional e melhorar as condições de tráfego em pontos críticos do município”, afirmou o governador.
Jerônimo também destacou a realização de drenagem nos bairros KM 3, KM 4 e Mandacaru, como parte das obras de duplicação das avenidas. “Temos um centro industrial aqui que, volta e meia, com as chuvas, fica com dificuldade de mobilidade. Estamos resolvendo isso com planejamento e investimento”, afirmou o chefe do Executivo baiano.
Centro de abastecimento
Durante a agenda, o governador entregou a primeira etapa da requalificação do Centro de Abastecimento Vicente Grilo, um dos principais polos de comercialização agrícola e de alimentos da região. Também autorizou a segunda etapa da obra e anunciou mais R$ 7 milhões para a conclusão da requalificação completa do espaço. “Nossa meta é entregar um centro moderno, bonito, digno para quem trabalha, compra e circula por aqui”, disse Jerônimo.
Feirantes e consumidores comemoraram as melhorias. “Antigamente a gente colocava verdura na lona, no chão. Hoje temos barraca, balcão, tudo limpinho. Melhorou muito pra nós e pros clientes”, disse o feirante Dário de Sá, que trabalha no local há cinco anos. O servidor público Edvaldo Andrade, de 61 anos, também elogiou: “As barracas eram de madeira. Agora está tudo bonito, organizado”.
Junho Vermelho: Hospital de Base realiza ação de conscientização sobre doação de sangue
A Agência Transfusional do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) — administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) — promoveu um bate-papo informativo com acompanhantes de pacientes, colaboradores e estudantes, reforçando a importância da doação de sangue.
A ação, referente à Campanha Junho Vermelho, foi realizada no auditório da unidade hospitalar com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre o gesto solidário que salva vidas diariamente.
Durante o encontro, a coordenadora do Banco de Sangue, Fátima Nicácio, explicou o passo a passo para se tornar um doador, desmistificou dúvidas frequentes e falou sobre o funcionamento da Agência Transfusional.
Ela alertou para o baixo número de doações mensais e a alta demanda de pacientes graves, como os portadores de anemia falciforme, doenças renais, câncer e pessoas que passam por cirurgias de emergência.
“O ideal seria termos pelo menos 600 bolsas de sangue por mês em estoque. O HBLEM é 100% SUS, recebe pacientes de toda a região e muitos deles chegam em estado crítico, precisando urgentemente de transfusões. Doar sangue é um ato de amor que salva vidas todos os dias”, ressaltou Fátima.
A ação foi considerada um sucesso pela equipe da Agência Transfusional, principalmente por despertar o interesse de quem nunca havia doado. A estudante de enfermagem Daniele Santos foi uma das participantes impactadas.
- 1