
Desfile de 7 de Setembro no Maranhão homenageia combatentes da Guerrilha do Araguaia
Daniel Thame
O Desfile de 7 de Setembro em Porto Franco, no Maranhão, foi marcado por homenagens aos guerrilheiros do Araguaia, que lutaram contra a Ditadura Militar e foram massacrados pela repressão nos anos de 1972 a 1974.
Os estudantes do IEMA, Instituto de Educação do Maranhão, se preparam para o desfile celebrar a data da Independência, se debruçaram em recortes de jornais, livros, fotos antigas e escolheram o tema “Guerrilha do Araguaia e seus combatentes”.
Após várias entrevistas com moradores antigos, professores e estudantes definiram a melhor forma de contar a história do lugar e arredores dos rios Tocantins e Araguaia, com fotos e mensagens ilustrativas.
Em especial, chamou a atenção, uma ala com fotos de “Amigos do Dr João Carlos Haas”, médico gaúcho que viveu na cidade entre 1967 e 1968, deixando marcas profundas na memória de todos. “É muito emocionante ver este carinho, vivo até hoje, após 52 anos de morte de meu irmão.”, declara Sônia Haas, a irmã do médico, que hoje mantém uma relação de afeto com as moradores de Porto Franco.
Vale reforçar este empenho do IEMA em estimular brasileiros a contarem a história de seu país, com orgulho e sabedoria. A memória do período da ditadura militar no Brasil ainda precisa ser muito estudada e exposta pelo país inteiro.
Fica o exemplo, e que venham mais momentos de recordação e debate.