O Museu Vitrine das Artes Visuais, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), abre o ano letivo de 2024 com a exposição intitulada “Saudação aos Orixás”, da artista Manu Pessoa (Emanuelle de Souza Pessoa Matos), com pintura acrílica em tela, impressão em Canvas. Manu Pessoa e mais cinco artistas tiveram seus trabalhos selecionados através do Edital UESC 226/2023 e Portaria Reitoria UESC 39/2024.

 

Manu Pessoa é baiana (da Região Cacaueira), pedagoga e gestora cultural pela UESC, artesã e artista plástica. Trabalha com a chamada Arte Naif, conceito que designa a produção de artistas autodidatas, que desenvolvem uma linguagem própria e original de expressão.  As criações de Manu Pessoa são coloridas, com simplicidades de elementos decorativos. É colaboradora artística do Museu Capitania de Ilhéus, no Palácio Paranaguá, onde expõe, em caráter permanente, as telas: “Ilhéus no Século XVI” e “Praça de Olivença – Início do Século XVIII”.

 

Seu trabalho “Os Santos e Seus Encantos – Personagens de Jorge Amado”, também é exibido no Museu Casa de Jorge Amado, no Centro de Ilhéus. Outras coletâneas de pinturas são: “Cotidiano em Um Isolamento Social”, “Inventário do Caos”, “Folclore Brasileiro Vivo”, dentre outras. Além das telas, Manu Pessoa é ilustradora de livros, a exemplo dos trabalhos intitulados “Riviera” e “Memórias de Família – Tempo e Vivências”.

A exposição pode ser vista no Museu Vitrine das Artes Visuais de 19 de fevereiro a 27 de maio de 2024. O Museu foi idealizado e organizado pelo artista plástico Guilherme Albagli de Almeida (em 2010), então professor lotado no Departamento de Letras e Artes – DLA. Atualmente é coordenado pelo Prof. Samuel Mattos.