Estão abertas as inscrições para as novas turmas do curso de pilotagem de drones com José Miranda Júnior, da produtora Zédrone. As aulas serão em Ilhéus, no dia 24 de fevereiro, e em Itabuna, nos dias 2 e 3 de março. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (73) 9 8885-8216.

O curso tem 8h de duração. A parte teórica apresenta o universo da pilotagem de drone, a começar pela legislação que regulamenta o uso de veículo aéreo não-tripulado, conhecido pela sigla Vant. Uma das exigências legais é a homologação do registro do equipamento pela Anatel.

As possibilidades de atuação no mercado são outro conteúdo importante da aula teórica. Com o perdão do trocadilho, a produção de imagens é só a parte mais visível das mil e uma utilidades que os diferentes tipos de drone podem ter. Os drones já são usados, por exemplo, na pulverização de lavouras, serviço que pode render até R$ 80 mil por mês, segundo Willian Motta, da WD Drones.

AULA PRÁTICA

No curso de Zédrone, a formação prática começa nos simuladores de voo, com a apresentação do controle. A experiência simulada familiariza o aluno com os comandos da máquina. Depois, é hora de voar de verdade. Além das manhas de decolagem e pouso, o aluno faz manobras sob orientação do instrutor.

O repórter Thiago Dias, do PIMENTA, fez parte da primeira turma de Zédrone em 2024.”O mais marcante é perceber, na prática, a facilidade de controlar um drone. Os drones usados na aula são muito estáveis, isso diminui muito a chance de um incidente. Eu nunca tinha pilotado um drone, então, me ajudou a desmitificar a ideia de que exigia muita habilidade. É claro que só a experiência de mais horas de treino pode elevar a capacidade de um piloto a outro nível”, resume o aluno.

VOOS MAIS ALTOS

No final do ano passado, José Miranda Júnior decidiu se dedicar exclusivamente à produtora Zédrone e encerrou um ciclo de 16 anos na TV Cabrália, filiada da TV Record em Itabuna. Começou no administrativo e chegou à supervisão de operações. “Levo comigo as lições aprendidas, os sucessos compartilhados e as amizades construídas. Estou entusiasmado para explorar novos horizontes e enfrentar novos desafios que este novo capítulo me reserva”, escreveu Zé, ao se despedir dos amigos da emissora.

Agora, segundo Zé, a equipe está focada na produção de conteúdo para o canal no Youtube e na formação de novos pilotos. Além do curso presencial, a produtora também disponibilizou a formação teórica em plataforma online. Clique aqui para mais informações.