O governador Jerônimo Rodrigues visitou o segundo dia da 11ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2023). Com patrocínio master no valor de quase R$ 3 milhões do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão ligado à Secretaria de Cultura (Secult), o evento possui uma vasta programação, em diversos ambientes espalhados pelo Centro da cidade, com a presença de escritores, ativistas, artistas, jornalistas, dentre outras personalidades da Bahia, do Brasil e do exterior.


A visita começou pela Casa do Governo, que ocupa a sede da Fundação Hansen Bahia e reúne atividades de cultura, serviços e educação promovidas por órgãos estaduais. “É preciso que a gente possa estimular essa característica nossa de fazer leitura, de fazer escritas. Nossa missão é apoiar. É uma oportunidade ímpar de fazer de Cachoeira mais uma vez um ambiente que ajuda a gente a construir a libertação da Bahia do Brasil”, declarou o governador.


Acompanhado de secretários estaduais e estaduais, Jerônimo conferiu a programação da Fliquinha, onde visitou uma exposição e acompanhou uma contação de histórias infantis. No espaço Geração Flica, ele dialogou com os participantes da mesa “Brasil e Angola: caminhos que se cruzam e constroem mundos”.  Na Tenda Paraguaçu, o governador interagiu com estudantes e falou ao público presente que conferia as atividades do espaço. Por fim, ele visitou o Espaço Curumim, dedicado ao público no espectro autista.


A administradora Ana Elise dos Anjos saiu da cidade vizinha, Cruz das Almas, com o esposo e os filhos de 4 anos e 6 meses de idade, para aproveitar a Flica 2023. “O que nos motivou foi essa programação cultural tão diversificada que a gente encontra aqui em Cachoeira. Resolvemos aproveitar toda a programação da Flica e principalmente da Fliquinha, para as crianças. Esse ano está muito mais diversificado”, contou.

A Flica 2023 começou na quinta-feira (26) e continua até domingo (29), com diversos espaços e atividades gratuitas para todos os públicos. A programação completa dos espaços, com debates, exposições, contação de histórias, shows e outras atividades pode ser conferida nas redes sociais do evento.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA