O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, voltou a adotar fisioterapia associada ao banho de sol para pacientes internados na unidade. A prática foi aplicada, em anos anteriores, para pessoas que estavam em tratamento na antiga Ala Covid-19, durante a emergência sanitária em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a fisioterapeuta Marcela Accioly, coordenadora de Fisioterapia das Enfermarias e da Emergência do HRCC, fisioterapia associada ao banho de sol foi reinserida no hospital em agosto deste ano e já beneficiou centenas de pacientes.

 

“A fisioterapia tem como objetivo devolver aos pacientes autonomia e independência funcional. Pensando nisso, a equipe de fisioterapia do Hospital Regional Costa do Cacau instituiu fisioterapia associada ao banho de sol ao ar livre como parte do tratamento hospitalar, beneficiando diversos pacientes”, comentou.

A fisioterapeuta detalha que o tempo ideal de exposição solar diária é entre 3 e 15 minutos, com pelo menos 40% do corpo exposto.

“A prática de exercícios ao ar livre é sinônimo de bem-estar. Por esse motivo, ressaltamos a importância desta conduta durante o internamento, de forma segura. Ou seja, os pacientes aptos à fisioterapia devem estar estáveis e sem desconforto, independente da área em que se encontram (enfermaria e unidade de terapia intensiva – UTI). O objetivo principal segue sendo a mobilização fora do leito associada ao momento de descontração que a prática proporciona”, explicou.

Benefícios da exposição solar durante o internamento hospitalar

Redução da Pressão Arterial – a luz solar provoca uma liberação de substâncias vasodilatadoras assim que toca a pele.

Otimiza a memória – estimula células nervosas responsáveis por esta função.

Aumenta os níveis de antidepressivos naturais do cérebro (hormônio da felicidade – serotonina).

Auxilia no tratamento da psoríase, icterícia, cicatrização de feridas e infecções fúngicas.

Eficaz no aumento da imunidade.

Regula a melatonina e o ciclo circadiano – responsáveis pela qualidade do sono.

Estimula a produção de vitamina D – responsável por fortalecer ossos e músculos.

Diminui o estresse, ansiedade e depressão, melhorando o humor e a função cognitiva, gerando sensação de bem-estar.

Estimula a movimentação fora do leito e do quarto durante a fisioterapia.

Acelera o tratamento, diminuindo o tempo de permanência no hospital.

Socialização.

Pacientes satisfeitos com a fisioterapia associada ao banho de sol

Muitos pacientes elogiam a prática da exposição solar. Alguns deles, como Francisco José dos Santos, Willian Araujo Macedo, Maria de Fátima de Jesus dos Santos, Marineide Conceição dos Santos e Simone Santos Nascimento relataram que gostaram muito de terem ido à área externa do hospital para participarem da fisioterapia associada ao banho de sol.

A avaliação dos que passaram por essa prática adotada pela Fisioterapia do HRCC é positiva. Os pacientes citados na matéria, autorizam a publicação de suas fotos, durante fisioterapia associada ao banho de sol, para divulgar esse tratamento ofertado no hospital.

(As imagens foram registradas entre agosto e outubro deste ano).