A sede do Sindicato dos Jornalistas da Bahia-Sinjorba estará em reforma nos meses de setembro a novembro. Após anos convivendo com muitas dificuldades no espaço, finalmente a diretoria conseguiu apoio e uma sobra de recursos para iniciar as obras e requalificar o local. As intervenções já começaram, com a retirada do piso antigo.

Após as obras, que tem à frente diretor Nestor Mendes Junior, a sede ganhará um novo aspecto físico e visual, ficará mais confortável e aconchegante para receber nossos associados e visitantes, além de oferecer melhores condições de trabalho para a diretoria e corpo funcional. A nossa sala também terá um novo mobiliário e estruturação, para permitir mais mobilidade e bem estar. O projeto é assinado pelo arquiteto Floriano Freazza Amoedo, que gentilmente aceitou doar seu trabalho ao Sindicato.

A reforma da sede conta também com o apoio do Sinduscon, através do seu presidente Alexandre Landim e toda a sua diretoria, cuja parceria permitiu a aquisição de todo o material para a construção (porcelanato, argamassa, massa, tinta, louça, fiação, revestimento, entre outros). A mão de obra foi cedida pela CNS Instalações & Projetos, com o grande empenho de Denivaldo Coutinho e Ana Júlia Santana — empresa que está à frente da requalificação da sede da ABI-Bahia, também nossa aliada nessa iniciativa. Outros parceiros ainda se agregarão à empreitada na fase de acabamento e ambientação.

DIFICULDADES

Desde 2020 a entidade vem trabalhando para realizar a intervenção, intenção que foi prejudicada pela pandemia de covid-19, pelas dificuldades financeiras e por conta de um problema estrutural no prédio (edf. Bráulio Xavier). Há um vazamento oriundo de um mezanino que fica no 5º andar, que provocou dilatação no piso e contrapiso de nossa sala, que fica no 3º andar, além de infiltrações nas paredes. O proprietário do espaço não sana o problema, apesar de uma ação judicial transcorrer no Tribunal de Justiça desde 2016, sem a devida responsabilização do condômino, que prejudica vizinhos (no 3º e 4º andares) e o condomínio. A situação já foi, inclusive, fruto de denúncia anterior, com várias matérias na imprensa, sem solução.

Como não podíamos esperar mais sete anos de irresponsabilidade do dono do mezanino e de inação do Tribunal de Justiça, resolvemos fazer uma mudança no projeto inicial e proceder a reforma mesmo sem a resolução definitiva do problema, uma vez que a sede já não mantinha condições salubres de trabalho.

ATENDIMENTO

Nesse primeiro mês da reforma o atendimento do Sinjorba será apenas virtual. A diretoria aproveitou o período e combinou as férias de 30 dias de nossa única funcionária. No seu retorno, dia 11 de outubro, a mesma atenderá numa outra sala no mesmo 3º andar do edifício Bráulio Xavier. O contato continua o mesmo, pelo WhatsApp (71 3212-1914) e o email (secretaria@sinjorba.org.br).

AGRADECIMENTOS

Para dar partida à reforma, o Sinjorba contou com a valorosa contribuição do arquiteto Floriano Freaza, do engenheiro Alexandre Landim (presidente do Sinduscon-BA), do empreiteiro Denivaldo Coutinho (CNS Instalações & Projetos) e de Ernesto Marques (presidente da ABI-Bahia).