O apresentador Fausto Silva, conhecido em todo Brasil como Faustão, que por muitos anos comandou programas de entretenimento em emissoras de televisão no país, como na Rede Globo e na Bandeirantes (Band), este ano passou por um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no último dia 27 de agosto.

Yuri Oliveira

Faustão ficou 22 dias internado, com um quadro grave de insuficiência cardíaca, enquanto aguardou a chegada do órgão na fila de transplante do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento realizado no apresentador foi bem-sucedido, conforme amplamente divulgado na mídia nacional.

Após a repercussão do caso envolvendo Fausto Silva, grupos organizados na internet criaram canais e páginas em rede sociais, como apoio ao incentivo da doação de órgãos no Brasil. Um desses perfis criados com essa finalidade foi o “faustaodomeucoracao” no Instagram.

Foi exatamente por meio desse perfil que Yuri Oliveira, paciente enviado do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, via Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para realizar transplante cardíaco no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, enviou mensagens de apoio em vídeos gravados para Faustão, na última segunda-feira (04).

Confira o relato de Yuri publicado na rede social.

“Me chamo Yuri Oliveira, tenho 22 anos. Faz quatro meses que eu fiz um transplante do coração. Fiquei cinco meses internado e um mês e três dias na fila [de transplante do SUS], no balão, na ecmo e graças a isso eu fui priorizado.

Quero agradecer ao Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus na Bahia, onde primeiramente fiquei internado e ao Hospital Albert Einstein, onde eu fiz o meu transplante [agradeço] também e agradecer todo o carinho, a toda equipe do transplante e o excelente tratamento.

Quero te desejar [Faustão] uma excelente recuperação, que a partir de agora vai dar tudo certo, que a partir de agora é só alegria.”

Yuri ainda expressou gratidão ao doador e sua família.

“Sou muito grato a essa família que disse sim para mim e poderia muito bem não ter doado, mas ocorreu um grande ato de amor e generosidade que salvou várias vidas, inclusive a minha. Eu convido a todos vocês a ser um doador e salvar vidas (sic)”, concluiu.

Informações sobre o caso Faustão e a fila de espera para transplante do SUS

De acordo com informações do Ministério da Saúde, postadas em seu canal oficial do Twitter, o Brasil tem “o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo e isso é motivo de orgulho! A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada”.

O órgão de saúde do governo brasileiro ainda esclareceu sobre a situação de Faustão, após divulgadas desinformações e informações inverídicas sobre a espera do comunicador na fila do Sistema Único de Saúde.

“No caso do apresentador Fausto Silva, em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento.

Além dele, só na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da federação com maior volume de transplantes.

No primeiro semestre de 2023, foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil, o que representa aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

Todos os pacientes que realizam transplantes por meio do SUS recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.”

Saiba mais no portal do Ministério da Saúde, na página do Sistema Nacional de Transplantes, através do link abaixo.

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/snt