Os últimos dias foram de esperança e alívio na casa da família de dona Isabel Feliciano dos Santos, moradora de Gongogi, e mãe de Miguel dos Santos Santana, de 9 anos, que sofreu acidente grave e precisou ser submetido uma cirurgia no queixo, no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, para recuperar os movimentos na boca. O procedimento foi realizado no último dia 24 e alta médica ocorreu na terça-feira (29).

A cirurgia na mandíbula para que Miguel Santana voltasse a ter os movimentos corretos na mastigação e parasse de sentir dores no queixo foi realizada pela equipe de especialistas da Associação Nacional de Estudos Odontológicos (ANEO), parceira da Santa Casa de Itabuna no Curso de Especialização na Modalidade Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial, recém-implantado. O procedimento foi realizado pelos Cirurgiões Bucomaxilofaciais Adson Diniz Barros e Agostinho Couto Neto.

 

O menino, que sonha em tornar-se jogador e atuar em grandes clubes do futebol mundial, teve a mandíbula destruída ao tentar cercar uma égua na fazenda onde mora com a família, na zona rural de Gongogi. “O animal levantou a cabeça e atingiu em cheio o queixo dele. Foram dias de apreensão, mas graças a Deus, agora ele está bem, se recuperando”, contou dona Isabel Feliciano dos Santos.


Enquanto o jornalista falava com dona Isabel Feliciano, Miguel Santana pediu para ser o personagem principal da reportagem. Contou ser o único flamenguista numa família de botafoguenses e quer ser famoso para ganhar dinheiro para ajudar a família. Disse ainda que ficou triste com acidente, até parou de sonhar mas, que depois da cirurgia, está novamente sonhando em ser jogador e conquistar títulos pelo Flamengo. Depois, pelo Real Madrid, da Espanha.

 

QUER A HISTÓRIA NO KWAI

O menino solicitou ainda que a sua história sobre o acidente fosse contada na televisão e Kwai. “Esse menino é exibido. Estamos felizes com a recuperação dele, que estava sofrendo muito com a dores e vinha tendo dificuldade para fazer a refeições. Ele é um ótimo menino. Depois da recuperação, vamos tentar conseguir uma vaga numa escolinha de futebol”, disse.

 

Realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com duração de cerca de três horas, a cirurgia foi a primeira demonstrativa para os alunos do Curso de Especialização na Modalidade Residência em Cirurgia ofertado na Santa Casa de Itabuna, em parceria com a ANEO. “Foi um procedimento para reposicionar o osso que estava fraturado e calcificado de um jeito errado”, explica Agostinho Couto.

Além de restabelecer a mastigação correta, a cirurgia, conforme Agostinho Couto, resolveu a questão estética.  “Estamos aguardando o prazo de cicatrização e reparo ósseo. Provavelmente, no prazo de 90 dias, faremos uma nova avaliação para verificar a necessidade de remoção da placa que foi colocada. Isso é necessário por trata-se de uma criança em desenvolvimento”. O material usado na cirurgia foi doado pela A t2 Solution e Ortosintese.