Os Pró-Reitores de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Professor Cristiano de Sant’Anna Bahia, e da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, Professor Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos, reuniram-se para tratar de futuras parcerias institucionais colaborativas de promoção de atividades extensionistas, momento em que foi discutido também o papel das duas Universidades na proposição de soluções para problemas locais, vislumbrando o desenvolvimento regional.

Nesse cenário, ao unir forças, a UESC e a UFSB possibilitarão o alcance e a efetividade das suas ações de extensão, com troca de experiências e expertise entre os professores (as) e estudantes das duas instituições, ampliando a diversidade de conhecimentos e abordagens utilizadas nas atividades de extensão e o compartilhamento de recursos materiais e financeiros, fortalecendo as ações conjuntas.

Dentre as possíveis atividades de extensão, serão realizadas, em parceria, programas e projetos de intervenção social, cursos de capacitação, palestras, oficinas, eventos culturais, atividades esportivas, entre outras. Essas ações beneficiarão diretamente a população local, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região.

Dessa forma, considerando a extensão universitária como  uma das formas mais importantes de interação entre a universidade e a comunidade, pois permite que o conhecimento produzido na academia seja compartilhado e aplicado em benefício da sociedade, a UESC  firmará parceria com a UFSB e a AMURC, para realizar a I Feira de Extensão, com o objetivo de promover a divulgação das atividades de extensão, promover a conscientização e o engajamento da comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos administrativos, comissionados e terceirizados) e comunidade externa em novos programas e projetos.

 

“Considerando as ações promovidas pela extensão universitária como uma das formas mais importantes de interação entre a instituição e a comunidade, pois permite que o conhecimento produzido na academia seja compartilhado e aplicado em benefício da sociedade,” avalia o Pro-reitor da Uesc.

Para o reitor Alessandro Fernandes “a parceria entre a Uesc e a UFSB para fortalecer as atividades da extensão universitária vai potencializar impactos positivos das ações para a população em geral, promovendo o engajamento da comunidade acadêmica e contribuindo para o desenvolvimento regional”.

O reitor anunciou que a Uesc deverá firmar outra parceria com a UFSB e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), para realizar a I Feira de Extensão, com o objetivo de promover a divulgação das atividades extensionistas, promover a conscientização e o engajamento da comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos administrativos, comissionados e terceirizados) e comunidade externa em novos programas e projetos.

A parceria entre a UESC e a UFSB para a extensão universitária potencializará impactos positivos das ações de ambas as instituições, promovendo o engajamento da comunidade acadêmica e contribuindo para o desenvolvimento regional.