O Grupo de Amigos da Praia- GAP, recebeu honraria durante as comemorações de 50 anos da Fundação Cargill que aconteceu  em Ilhéus. A Fundação é o braço social da gigante indústria moageira Cargill que tem presença em 70 países, 155.000 funcionários, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atuam e possui uma planta em Ilhéus.

A Fundação apoia diversas iniciativas de sustentabilidade no território Sul da Bahia, destacou-se na premiação, o Projeto Composta Ilhéus- Fase 1 e 2 do Grupo de Amigos da Praia, organização que atua com conservação da paisagem costeira, gestão eficiente de resíduos e defesa do meio-ambiente. Após retirar mais de 60 toneladas de lixo das praias de Ilhéus e região os voluntários do GAP perceberam a necessidade de ampliar a educação ambiental e surgiam os questionamentos: o que as famílias e empresas não fazem e esse lixo acaba chegando no mar ??? Assim surge o Composta Ilhéus como uma forma de cobrar a responsabilidade individual das pessoas. Compostagem é um processo natural de decomposição da matéria orgânica, ou seja, uma solução baseada na natureza.

 

Gabriel Macedo, presidente do GAP afirma: “estou na fila para receber a minha composteira doméstica e ansioso, pois tudo é feito por adesão voluntária; viajo o mundo todo com o Surf, sou esportista e técnico e o problema dos resíduos é impressionante em cada país que visitamos, contar com o financiamento de uma grande Instituição é realizar um sonho individual como surfista e principalmente realizar um sonho  coletivo, pois a maioria dos gapeanos compostam e multiplicar esta prática sustentável agora em restaurantes e lanchonetes é uma missão árdua, sem apoio da Fundação Cargill o percurso seria impossível.”

O Instituto Mãe Terra, o Projeto Cacau Labs e o Escritório de Projetos da UESC- EPEC também receberam o prêmio Destaque 2023 da Fundação Cargill